Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Morre o teatrólogo e romancista Ariano Suassuna aos 87 anos

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira (23), no Recife, aos 87 anos, após sofrer um AVC hemorrágico.Ele deu entrada no Real Hospital Português às 20h de segunda (21), e foi submetido a uma cirurgia neurológica de emergência.

Uma de suas últimas aparições públicas foi no dia 16, quando ministrou uma de suas “aulas-espetáculos” em Salvador. Ele tinha outra aula marcada para 5 de agosto, em Curitiba, e viria a São Paulo em outubro.

Autor do “Romance d’A Pedra do Reino” e de clássicos do teatro nacional como “O Auto da Compadecida” e “O Santo e a Porca” e imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras), ele também sofria de diabetes.

Nos anos 1990, Suassuna ampliou sua popularidade ao rodar o país com suas “aulas-espetáculos”, misto de palestra, concerto e espetáculo de dança, em que exibia com graça de palhaço a sua erudição e seu fervor pela cultura brasileira.

Em dezembro passado, em entrevista à Folha de S.Paulo, o escritor afirmou ter feito “um pacto com Deus” para, apesar dos problemas de saúde, conseguir concluir o primeiro volume do romance monumental em que trabalha há 33 anos e que deverá ter ao todo sete volumes.

Na ocasião, contou que a obra completa se chamará “A Ilumiara” –o livro de abertura, um romance epistolar, será “O Jumento Sedutor”– e revelou versos que estarão ao final das cartas que encerrarão os capítulos. Suassuna deixa a mulher, Zélia, com quem foi casado por 56 anos, cinco filhos e 15 netos.

Fonte: Agência Brasil

3 comentários sobre “Morre o teatrólogo e romancista Ariano Suassuna aos 87 anos

  1. arnaldo luciano de alencar

    Pernamcuco ficou mais pobre,a literatura nordestina está sem uma de suas maiores estrelas,como diz chicó,”só sei que foi assim”,dia triste para quem ama a cultura.

  2. JANDAILSON CONSERVA

    Quando ouvia falar sobre grandes escritores que já partiram,ficava triste por não conhece-los vivos,mas por outro lado alegrava-me por dentro, pois tínhamos como grande referência literária o INESQUECÍVEL ARIANO SUASSUNA.Ainda lembro-me de uma entrevista que ele deu à rede GLOBO falando sobre o folclore,lembro-me da riqueza em que colocava as palavras num breve poema.Não podemos dizer ADEUS assim tão cedo grande mestre!Que DEUS console aos familiares e admiradores.Que o grande DOMINGUINHO te receba ao som do mais puro forró pé de serra….

  3. Alvinho Patriota

    Tive a grande honra de propor e entregar o título de cidadão de Salgueiro, àquele que na verdade era cidadão do Brasil, o imortal Ariano Suassuna.
    Que Deus o receba na nova e eterna morada.