Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Moradores protestam em frente à Compesa de Salgueiro por água em suas torneiras

protesto1A presidenta da associação de moradores do bairro Santa Margarida de Salgueiro, com apoio dos vereadores Gualberto de Cornelito, Eugênio Bezerra e do radialista Dorgival Luiz, impaciente com a falta de água naquele lugar, convocou a população do Beco da Paz, Pimenta 1, Pimenta 2 dentre outras localidades, para realizarem protesto em frente à Compesa de Salgueiro reivindicando água em suas casas. Eles alegam que estão sem abastecimento por cerca de 15 a 28 dias. Tiveram inclusive que pagar dos seus próprios bolsos um carro pipa ao custo de R$ 50 reais para cumprir com seus afazeres domésticos. Revoltados, levaram paus e latas e fizeram uma verdadeira batucada de fronte a sede da Compesa no sentido de chamar atenção das autoridades competentes.

“Porque a gente ta com mais de 15 dias sem água, e quem mora mais pra cima tem 30 dias sem água. O papel da água eles só entregam 5h da manhã quando todo mundo ta dormindo, porque eles têm medo de entregar de dia. Então a gente ta aqui nesse movimento sem medo, nós queremos que chegue água em nossas torneiras”, disse dona Rosa Clara presidenta da associação de moradores do bairro Santa Margarida. Logo em seguida falou que se o problema persistir irá organizar um movimento bem maior. “nós vamos fazer um movimento maior se Deus quiser”.

O problema se complicou por conta de estouramentos na adutora deprotesto2 Cabrobó, abastecedora de Salgueiro. Segundo Laércio, Gerente da Compesa local, a empresa mandou comunicado dia 7 para todas as rádios informando que no dia 10 faltaria água e iria começar voltar ao normal somente no dia 11. Ele disse que os responsáveis por o conserto da adutora trabalharam durante o dia e a noite do domingo para que às 4h da manhã dessa segunda-feira começasse a distribuição de água em algumas residências da cidade. “O abastecimento vai voltar ao normal gradativamente”, disse ele. Quando foi questionado sobre carros pipas, o gerente falou que só os fornece se a população solicitar.

protesto3Para encerrar pacificamente o protesto, Laércio foi convidado por vereadores presentes na manifestação a prestar esclarecimentos cara a cara com os protestantes em um carro de som levado por a organização do manifesto até a porta da Compesa. No microfone ele falou, “a gente já está com carros pipas distribuindo água nessas partes altas, o pipa já está distribuindo. Agora veja só, quatro ou cinco carros pipas abastecendo uma rua não tem como chegar água de imediato para todos entendeu? Porque o Alto do Cortume é grande, mas o pessoal da Compesa ta trabalhando distribuindo água. Quando falta água assim em torno de 24h, quando começa abastecer não tem como abastecer o pessoal todo de uma vez só, mas já está tudo voltando ao normal”. 

Por último o radialista Dorgival Luiz, um dos organizadores do protesto, discursou no carro de som falando que se a situação não se normalizasse, iria reunir toda a população de Salgueiro para realizar um protesto muito maior e que se fosse necessário iria até Recife falar com o governador em relação a esse problema. Após isso o som foi desligado e os moradores do bairro Santa Margarida pegaram seus paus e latas indo para casa com a promessa de que carros pipas seriam mandados para lá.

Da redação do Blog de Alvinho/Jornal O Sertanejo por Chicão

2 comentários sobre “Moradores protestam em frente à Compesa de Salgueiro por água em suas torneiras

  1. Cláudia Santos

    Receber as contas em dias eles querem,levar água as residências muitas desculpas.
    Sitio Jurema,Olaria-Salgueiro já fez um mes que não chega água.
    Quando reclamamos:Não podemos fazer nada.
    Sabendo que não chega água,pois estão desviando para plantação.
    E as contas não para de chegar e com valores absurdo.
    Como podemos pagar caro por algo que nem temos.