Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Monitoramento ambiental do Projeto São Francisco contribui para pesquisa sobre mudanças ambientais

A vasta quantidade de informações sobre o bioma caatinga, colhidas no âmbito do Projeto de Integração do São Francisco, motivou uma parceria entre a Universidade de Lisboa e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A finalidade da parceria é aprofundar pesquisas sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo no planeta. Com investimentos do Ministério da Integração Nacional (MI), o trabalho é baseado no monitoramento da biodiversidade da região.

O frequente acompanhamento por parte das equipes do Nema permite aferir como ocorre o fenômeno das mudanças climáticas na região do Vale do São Francisco. Coordenador do Nema, Renato Garcia explica como funcionará o projeto. “Utilizaremos dados coletados e analisaremos nosso inventário florístico com foco em uma determinada área. Vamos avaliar quais espécies têm maior e menor ocorrência, e o que isso representa”, destaca.

Renato lembra que Portugal tem um terço do país no semiárido e por isso o interesse nos dados coletados na região. “A Universidade de Lisboa, há muito tempo, trabalha em análises nos semiáridos português e espanhol. Os pesquisadores possuem ferramentas e muito conhecimento”, pontua.

Os estudos entre a universidade portuguesa e o Nema deverão se concentrar no município de Floresta, ponto de partida do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. De acordo com o coordenador, o nível de aridez no município é muito alto, até mesmo levando em consideração os padrões do semiárido do Nordeste.

Da redação do Blog Alvinho Patriota