A inauguração do Hospital Municipal Rogério Couto, realizada neste sábado, 27, marcou um momento de grande conquista para a população do município. O local, que antes abrigava o antigo presídio que estava em desuso, agora dá espaço para a instituição de saúde, construída com recursos próprios e nomeada em homenagem ao vice-prefeito Márcio Rogério Couto, que faleceu em 2021 vítima da covid.
A cerimônia teve início com representantes da gestão e outras autoridades discursando sobre o grande feito do hospital, uma emocionante homenagem foi feita à família de Rogério, que recebeu uma comenda.
O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e Líder do Governo Lula no congresso , o deputado federal José Guimarães, marcou presença e reforçou seu apoio a prefeita e disse: “Mônica, por tudo que você fez por essa cidade, mas principalmente por essa obra, você vai ficar para a história do Jati!”
A prefeita Mônica também fez um discurso emocionante: “Tudo que está acontecendo aqui, um dia foi sonho, mas para além de ser sonho de Mônica e de Rogério, foi o sonho de todo jatiense […] esse hospital marca a minha história pessoal, mas marca principalmente a história de cada um de vocês”, afirmou. O momento foi encerrado com uma benção conduzida pelo representante religioso da igreja católica, o diácono Valmir.
Durante a apresentação das instalações, a população pôde conhecer todas as alas do novo hospital, projetadas para proporcionar o máximo de conforto aos pacientes. Além disso, foram entregues duas novas ambulâncias para a instituição e uma para atender a zona rural. A grande surpresa foi a revelação de uma UTI móvel nova, para atender com agilidade e segurança o atendimento de urgências médicas.
Entre os presentes estavam a família do homenageado, incluindo sua mãe Juracema Couto, sua esposa Edilania Medeiros, seus filhos, irmãos e sobrinhos, além de autoridades como o deputado federal José Guimarães, o deputado estadual Moisés Braz, o deputado estadual de Pernambuco Luciano Duque, o prefeito de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, o prefeito de Milagres, Figueiredo, e seu vice, Anderson, os vereadores do município e a equipe da gestão.
O encerramento da cerimônia foi marcado pelo show musical da cantora Walkyria Santos, que cantou seus antigos e novos sucessos, encantando a população presente.