Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministro francês pede demissão visando eleição presidencial

O ministro da Economia de França, Emmanuel Macron, apresentou nesta terça-feira (30/08) sua demissão, reforçando a especulação de que pretende candidatar-se à presidência do país nas eleições de 2017.

A renúncia de Macron, de 38 anos, foi confirmada pelo Palácio do Eliseu, que anunciou a nomeação para a pasta de Michel Sapin, que passa a acumular as lideranças dos Ministérios da Economia e das Finanças.

O ex-banqueiro de investimentos se demitiu “para se dedicar inteiramente ao seu movimento político”, comunicou o porta-voz da presidência, referindo-se ao movimento “En Marche”, que Macron fundou em abril.

A tensão entre o jovem ministro e os restantes membros do governo acentuou-se em julho, quando, num comício do seu movimento, Macron afirmou que a França é um país “farto de promessas não cumpridas”, o que foi criticado pelo primeiro-ministro Manuel Valls.

O nome de Macron aparece com destaque em sondagens recentes sobre eventuais aspirantes às eleições presidenciais, que serão realizadas em 23 de abril e 7 de maio de 2017, embora seu apoio entre os militantes de esquerda seja menor do que o recebido entre os demais cidadãos em geral.

O ex-presidente Nicolas Sarkozy e o ex-primeiro-ministro Alain Juppé já se apresentaram como candidatos ao Palácio do Eliseu. A líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, também será candidata.

Já Hollande, cuja taxa de popularidade é a mais baixa já registrada por um presidente francês desde o fim da Segunda Guerra, afirmou recentemente que não se concorrerá à reeleição caso não consiga controlar o desemprego, atualmente nos 10%.

Fonte: Terra