Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministro diz que Pernambuco está sendo discriminado

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, afirmou nesta quarta-feira que Pernambuco estaria sendo discriminado por ser sua região natal. Ainda nesta quarta, ele confirmou que a maior parte dos recursos emitidos para a prevenção a desastres naturais foram enviadas para seu estado.

Segundo o ministério, Pernambuco teve oito projetos de prevenção selecionados, o que indica um valor empenhado de R$ 98,3 milhões (38% do total). Segundo Bezerra, Pernambuco teria sofrido um dos maiores acidentes naturais da história do país, com 41 municípios e 80 mil pessoas atingidas em 2010, o que justificaria a concentração de recursos.

O ministro explicou que houve discussão técnica entre diversos setores do governo na tentativa de prevenir que o rio Una voltassem a passar por cheias e “evitar novas mortes”. Bezerra afirmou ainda que não existe política partidária neste caso.

Em 2011, Pernambuco ficou com 13,7% do total de recursos destinados pela defesa civil, o que colocou o estado em segundo lugar entre as unidades da federação que receberam mais verbas. Neste caso, o Rio de Janeiro foi o estado que recebeu mais ajuda, com 30,6% dos recursos.

O jornal “O Globo” identificou, em reportagem publicada nesta quarta-feira, que os estados do ministro Fernando Bezerra e do ex-ministro Geddel Vieira Lima (Bahia), contaram com as maiores verbas de prevenção do ano passado. A reportagem indica ainda que a suspeita de preferência teria feio a presidente Dilma Rouseff interferir na pasta de Bezerra, o que já foi negado pela Casa Civil.

Nesta terça-feira, Bezerra cancelou suas férias e voltou a Brasília para tentar organizar as providências tomadas pelo governo e amenizar os danos causados pelas chuvas. Quando perguntado sobre o retorno antecipado, o ministro afirmou que os perigos do quadro de chuvas em Minas, que deve continuar, fizeram o grupo responsável voltar ao trabalho “que já estava encaminhado” em Brasília.

Fonte: SRZD

Um comentário sobre “Ministro diz que Pernambuco está sendo discriminado

  1. EDVANDA

    É interessante os municípios do nordeste passaram anos esquecidos por vários politícos eleitos com votos de um povo sofrido(nordestinos), e desvalorizados ao ponto de vista de quem chegava ao poder. Após uma catastrófe como a que aconteceu no Estado de PE e outros vizinhos, onde até hoje tem famílias morando em estado de miséria, debaixo de barracos cobertos de lona. Quando um Ministro libera uma verba,PARA EVITAR TRAGÉDIAS, os que sempre tiveram FARTAS LIBERAÇÕES DE VERBAS PARA SEUS ESTADOS, começam a gerar confusão. O que o povo exige, é que esta verba seja usada com honestidade. E aos politícos que estão gerando polêmica, é os eleitores ficarem de olhos abertos para na próxima eleição, não dar o aval para que eles não permaneçam no poder.