Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministro da Integração Nacional se reúne em Salgueiro com responsáveis pelas obras da Transposição do Rio São Francisco

fernando_bezerra_coelhoDepois de acompanhar Eduardo Campos no início de fevereiro em vistoria pelas obras da Transposição e Transnordestina, o Ministro da Integração Nacional, petrolinense, Fernando Bezerra Coelho, esteve em Salgueiro na tarde desta sexta-feira (18), juntamente com o Secretário de Infraestrutura Hídrica, Augusto Vagner Padilha, para novamente tratar de assuntos concernentes à Transposição do Rio São Francisco. Fernando Bezerra se reuniu com a equipe técnica de campo do escritório regional do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, situado no Eixo Norte, no município de Salgueiro.

Reuniram-se com o ministro e o secretário, o diretor de Departamento de Projetos Estratégicos, Marcelo Borges, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Infraestrutura Hídrica, Ricardo Pontes, e a Coordenadora Geral de Programas Ambientais, Elianeiva Odísio. O objetivo principal da passagem de Fernando Bezerra novamente pelo Sertão Central foi observar de perto o andamento dos trabalhos na Transposição, e como estão sendo executados os serviços da equipe técnica do Ministério no Projeto São Francisco.

Ao sair da reunião Fernando ressaltou a importância da obra para a região. “Esta é uma obra de engenharia complexa e as decisões têm que ser tomadas com qualidade, com segurança jurídica, com responsabilidade para que a gente possa garantir a qualidade da obra e os objetivos sociais e econômicos que a obra vai ensejar. Ela vai contribuir para universalizar o acesso à água na região mais pobre do país, que é o semiárido nordestino e dar segurança hídrica para importantes Estados brasileiros, como o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba e Pernambuco”, disse.

A Transposição do Rio São Francisco é um empreendimento integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado durante o governo de Lula, que assegurou R$ 5 bilhões para todos os serviços que englobam o projeto. Estão sendo construídos dois canais, o Eixo Norte e o Eixo Leste, com a missão de levar água do Rio São Francisco para os lugares mais distantes do Velho Chico. As obras estão gerando milhares de empregos diretos e indiretos nos municípios beneficiados.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes