Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ministério da Integração encerra licitação da segunda etapa da Adutora do Pajeú

A licitação da segunda etapa da Adutora do Pajeú foi encerrada e o resultado publicado no Diário Oficial da União. O empreendimento é uma das grandes obras hídricas do Ministério da Integração Nacional, que tem objetivo de oferecer segurança hídrica às cidades do Sertão de Pernambuco e Paraíba. A primeira etapa evitou o desabastecimento de água de importantes cidades da região, como Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. A obra beneficiará cerca de 230 mil pessoas em 16 localidades de Pernambuco e oito da Paraíba.

Na segunda etapa, a adutora levará água do Rio São Francisco para as sedes dos municípios de Betânia-PE, Triunfo-PE, Santa Cruz da Baixa Verde-PE, Quixaba-PE, Iguaraci-PE, Solidão-PE, Tabira-PE, Tuparetama-PE, Santa Terezinha-PE, São José do Egito-PE, Itapetim-PE e Brejinho-PE, além dos distritos de Tupanaci, em Mirandiba, e Riacho do Meio, em São José do Egito. Na Paraíba serão abastecidas as sedes dos municípios de Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Cacimbas, Teixeiras e Princesa Isabel.

O projeto da segunda etapa prevê duas unidades de captação de água no Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, nos municípios de Betânia-PE e Sertânia-PE, 13 estações elevatórias, mais de 400 quilômetros de adutoras com diâmetro de 100 a 700 milímetros e 11 reservatórios com capacidade unitária variando de 200 a 7.000 metros cúbicos.

Da redação do Blog Alvinho Patriota