Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mensalão: ex-diretor do banco Rural ganha direito ao regime semiaberto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso concedeu nesta quinta-feira (19) progressão de regime para o ex-diretor do Banco Rural Vinícius Samarane.

Com a decisão, o ex-dirigente do banco passará a cumprir o restante da pena em regime semiaberto, tendo de voltar para a prisão para dormir.

Esse é o primeiro condenado do mensalão fora do núcleo político a ter autorização do STF para migrar para o regime semiaberto.

O ex-diretor do banco Rural foi condenado a cumprir pena de 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado pela prática de crimes como gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro.

Os outros dois réus do Banco Rural condenados no julgamento do mensalão, a ex-presidente da instituição Kátia Rabello e o ex-vice-presidente José Roberto Salgado, foram condenados a cumprir 16 anos e 8 meses de prisão em regime aberto cada.

A decisão de Barroso, proferida na quarta (18), foi tomada depois de parecer favorável do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Os dois entenderam que Samarane já cumpriu mais de um sexto da pena imposta e que tem bom comportamento na cadeia.

Além disso, o réu apresentou uma proposta de emprego para trabalhar de segunda a sábado na Piemonte Parking. A realização de um trabalho considerado digno é uma das condicionantes para um réu conquistar progressão de regime. 

Além disso, a defesa de Samarine apresentou proposta para parcelar multa imposta junto à condenação em 24 parcelas de R$ 37 mil, num total de R$ 892,7 mil. A primeira parcela já foi paga em 27/2 e o recibo foi apresentado ao STF.

Fonte: Estadão