Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Megaoperação prende bombeiros envolvidos em esquema de venda de alvarás no RJ

Com objetivo de cumprir 38 mandados – 35 bombeiros e 3 empresários – de prisão preventiva e 67 ordens de busca e apreensão, agentes da CGU (Corregedoria Geral Unificada)  e do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) deflagraram a Operação Ingenium (engenharia, em latim) na manhã desta terça-feira (12) . A investigação apura a participação de membros do Corpo de Bombeiros do Estado Rio em um esquema de venda ilegal de documentos para funcionamento de estabelecimentos comerciais. Até o momento, 14 pessoas foram presas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado Rio, a operação ocorre em residências de suspeitos, quartéis  e sede de empresas. Dentre os mandados de prisão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, estão os de dois assessores especiais do Comandante Geral do CBMERJ, dos Comandantes da Baixada Fluminense, Nova Iguaçu, Irajá, (ex-comandante de Duque de Caxias), GOPP, Copacabana, Campinho, Jacarepaguá e do Destacamento de Paracambi e de sete Coronéis da reserva.

Com base em escutas telefônicas, os investigadores descobriram que o esquema de corrupção ocorria no setor de engenharia de diversos grupamentos militares, principalmente no 4º GBM (Nova Iguaçu), no 14º GBM (Duque de Caxias) e no GOPP (Grupamento de Operações com Produtos Perigosos).

Fonte: R7