Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Médico é preso suspeito de manter paciente em cárcere privado no RJ

A Polícia Civil do Rio prendeu, na tarde de ontem, um médico suspeito de manter uma paciente em cárcere privado em um hospital particular da Baixada Fluminense, após uma cirurgia estética, inclusive impedindo a sua transferência de unidade de saúde. A equipe do médico nega as acusações, dizendo que a paciente se negou a assinar termo de responsabilidade para sua liberação sem o consentimento médico.

Bolívar Guerrero Silva é equatoriano e supostamente estaria mantendo a paciente internada no Hospital Santa Branca desde o mês passado. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão temporária. Uma audiência de custódia deve definir se ele continuará detido ou se ficará preso preventivamente.

A detenção foi realizada após um parente da paciente procurar a DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Duque de Caxias e informar dificuldades na transferência da mulher.

A paciente, que não teve o nome divulgado, foi submetida a uma abdominoplastia em março e, em junho, retornou para outros procedimentos de correção e, desde então, não deixou a unidade de saúde.

Segundo a delegada Fernanda Fernandes, responsável pelo caso, a Deam de Duque de Caxias já havia requerido o prontuário e demais informações sobre o estado de saúde da paciente. Como os documentos não foram entregues, uma equipe policial esteve no hospital para visitar a paciente e constatou lesões aparentemente graves na mulher.

Além da prisão temporária, a delegacia solicitou a transferência da paciente e a suspensão do registro do médico junto ao Conselho Regional de Medicina. De acordo com Fernandes, o profissional de saúde teria participação de propriedade no Hospital Santa Branca, o que a unidade de saúde nega.

Fonte: UOL