Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mantega festeja trava no crescimento

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira que a expansão da economia brasileira está lenta e que novas ações para esfriá-la não devem ser necessárias. “As medidas surtiram efeito e acredito que não sejam necessárias outras medidas”, afirmou.

Segundo o ministro, a economia “caminha para um patamar mais moderado de crescimento e de crédito”. O que, na sua avaliação, é resultado das ações iniciadas em dezembro para conter o consumo.

Durante reunião com empresários do comércio, Mantega ouviu que as vendas já desaceleraram em abril e maio. O Índice Antecedente de Vendas está 1,5% mais baixo do que o do mesmo período do ano passado. “Os varejistas estão comprando um pouco menos porque estão vendendo um pouco menos”, diz Fernando de Castro, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo.

O ministro afirmou também que o real só deverá se desvalorizar quando houver uma mudança na política monetária internacional. “Enquanto não houver uma mudança da política monetária dos Estados Unidos e da União Européia, que ainda estão emitindo muito dinheiro, expandindo muito o crédito, nós teremos alguma pressão (cambial), que governo brasileiro vai procurar controlar”, disse Mantega.

Fonte: Monitor Mercantil