Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Mais de 100 pessoas participaram do II Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as do Araripe

A cidade de Ouricuri sediou na semana passada o II Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as do Araripe, com foco em debates sobre a importância das sementes florestais e crioulas para a manutenção da vida. O encontro aconteceu na sede da ONG Caatinga com o tema “Sementes e Conhecimentos que Geram Vida no Semiárido”. O evento trouxe nas mesas de debate e trabalhos em grupo questões que envolveram o acesso à água, a terra, ao crédito e acesso a políticas públicas e aos canais de comercialização como as feiras, PAA e PNAE.

Segundo o Coordenador Geral do Caatinga, Giovanne Xenofonte, os agricultores estão vivendo uma conjuntura muito complicada para o campo, onde o diálogo com o governo é difícil. “A gente não acredita numa agricultura que degrada, exclui e oprime. A gente acredita e quer uma agricultura que gera vida”, disse.

O evento contou com a participação de 110 pessoas, entre agricultores e agricultoras familiares, associações rurais, movimentos sociais do campo e da cidade (sindicatos de trabalhadores/as rurais, MPA, MST, FETAPE), movimento de mulheres, juventude rural, ONGs, ICMBio/MMA, representantes de mais de 20 organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de 10 municípios do Território do Araripe de Pernambuco e Ceará.

Da redação do Blog Alvinho Patriota