Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Maioria das empresas fez ao menos uma inovação, diz IBGE

De 2009 a 2011, 85,9% das 46 mil empresas inovadoras em produtos e processos no país fizeram pelo menos uma inovação organizacional ou de marketing. Segundo a Pesquisa de Inovação Tecnológica 2011 (Printec 2011), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 77,2% delas fizeram ao menos uma inovação organizacional e 60,7% alguma de marketing.

Embora essa “abordagem tradicional” nas empresas geralmente se refira ao conceito de inovação tecnológica de produto e processo, ela “não tem sido suficiente para divisar outros importantes elementos das atividades que compõem os complexos processos de inovação”.

Para os técnicos do IBGE, esses elementos referem-se aos aspectos não tecnológicos do processo que, vinculados às inovações tecnológicas, compõem a concepção mais ampla do termo. “Em geral, essa concepção incorpora as inovações não tecnológicas organizacionais e de marketing, que costumam manter estreitas relações com as inovações tecnológicas”.

Na avaliação do instituto, empresas com inovações organizacionais normalmente introduzem novos processos tecnológicos, ao passo que inovações de marketing geralmente coincidem com inovações de produto.

No universo das empresas que utilizam biotecnologia e nanotecnologia, a inovação é ainda maior: 65,1% das 1.820 empresas que desenvolvem alguma atividade de uso, produção e pesquisa e desenvolvimento relacionada à biotecnologia foram inovadoras. Entre as 1.132 empresas que desenvolveram essas atividades para a nanotecnologia, o índice foi 86,1%.

Fonte: EXAME