Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lula nega ter medo de ser preso e diz que pode ser candidato para defender projeto petista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que não tem medo de ser preso em meio às investigações das operações Lava Jato e Zelotes e afirmou que pode ser candidato à Presidência da República em 2018 para defender o projeto de governo do PT, inaugurado por ele em 2003 e que teve continuidade com a presidente Dilma Rousseff.

“Eu não temo ser preso, porque eu duvido que tenha alguém nesse país, alguém, do pior inimigo meu ao melhor amigo meu, qualquer empresário pequeno ou grande, que diga que um dia teve uma conversa comigo ilícita”, disse o ex-presidente em entrevista ao SBT.

Lula é alvo de uma investigação do Ministério Público Federal no Distrito Federal que apura se ele promoveu tráfico de influência para favorecer a empreiteira Odebrecht, uma das investigadas na Lava Jato, na obtenção de contratos no exterior. Em depoimento espontâneo prestado aos procuradores, ele disse ser comum ex-presidentes defenderem as empresas do seu país no exterior.

Na semana passada, em nova fase da Zelotes, que investiga fraude em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em uma empresa de marketing esportivo de propriedade de um dos filhos do ex-presidente.

Na entrevista desta quinta-feira, Lula disse que esses fatos são normais na democracia e exaltou seu governo (2003-2010) por dar autonomia à Polícia Federal e independência ao Ministério Público.

Sobre uma eventual nova candidatura ao Palácio do Planalto em 2018, que seria sua sexta disputa presidencial, Lula garantiu que poderá concorrer caso sinta que o projeto petista de governar esteja ameaçado.

“Se houver necessidade de defender o projeto que fez com que os pobres fossem vistos nesse país, que incluiu milhões e milhões de pessoas, para esse projeto, se eu perceber que ele vai correr risco, você não tenha dúvida que eu estou disposto a ser candidato”, garantiu.

Fonte: Reuters