Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lua atinge neste sábado sua maior aproximação da Terra desde 1992

fotos_190311222771Neste sábado (19), os astrônomos calculam que a Lua está a “apenas” 356.577 quilômetros da Terra, a maior aproximação desde 1992. O evento é conhecido como “superlua” e pode ser verificado a olho nu: o satélite natural surge maior e mais brilhante no céu. Para os astrônomos, é um evento menor e recorrente – houve superluas em 1955, 1974, 1992 e 2005.

Mas, na Internet, o fenômeno alimenta teorias apocalípticas: por causa da distância em relação ao nosso planeta, a força da gravidade do satélite natural poderia despertar vulcões, provocar terremotos e afetar o padrão climático da Terra.

A paranoia gira em torno do chamado “perigeu lunar”. A Lua descreve em volta da Terra uma órbita elíptica – como um círculo achatado -, e assim a distância entre os astros varia. Perigeu é o ponto mais próximo da Terra. Apogeu é o mais distante. Nas teorias apocalípticas, o perigeu lunar foi responsável pelo tsunami de 2004, que devastou o sudeste asiático, e o ciclone Tracy, que atingiu a Austrália em 1974. Para astrônomos, a associação entre superluas e desastres naturais não passa de paranoia. “É possível que a Lua esteja um quilômetro ou dois mais perto da Terra do que um perigeu normal, mas isso é um evento extremamente insignificante”, disse David Harland, historiador do espaço e escritor, ao jornal inglês Daily Mail. Pete Wheeler, pesquisador do Centro de Astronomia de Rádio da Austrália, disse que “não haverá terremotos ou erupções, a menos que eles tenham de acontecer de fato.

Fonte: Jornal da Cidade