Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Líderes emblemáticos da oposição detidos na Venezuela

Os dois presos mais emblemáticos da oposição venezuelana, Leopoldo López e Antonio Ledezma, que estavam em prisão domiciliar, foram detidos na madrugada desta terça-feira após seus apelos contra a Assembleia Constituinte do presidente Nicolás Maduro, que será instalada nesta quarta-feira para administrar o país por tempo indefinido.

López e Ledezma foram detidos por agentes do Serviço de Inteligência (Sebin).

Segundo o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), López e Ledezma foram levados de volta à prisão por supostos planos de fuga e suas declarações políticas.

López não podia “fazer nenhum tipo de proselitismo político” e Ledezma tinha “a obrigação de se abster de fazer declarações a qualquer meio”, assinalou um comunicado do TSJ.

A oposição venezuelana e os advogados de defesa de López e Ledezma negaram de forma contundente que os dois líderes tivessem a intenção de fugir.

“Isso é ridículo, isso é um passo atrás do governo. É indigno, é inaceitável, absolutamente arbitrário […]. O governo está demonstrando que é um governo ferido, que não tem razão, mas força bruta pra tentar meter medo na sociedade”, declarou Julio Borges, presidente do Parlamento.

Os dois foram levados para a prisão militar de Ramo Verde, subúrbio de Caracas, confirmaram advogados e familiares, que responsabilizaram Maduro por sua segurança.

Fonte: AFP