Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Líderes do PSDB consideram precipitada dianteira de Aécio

6ue9q3qz3bizd3bj4m1yglnssDiferentemente do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os líderes tucanos no Congresso não aceitam dizer que o senador mineiro Aécio Neves esteja melhor colocado do que o paulista José Serra na disputa pela vaga de candidato do PSDB a presidente da República. Em entrevista ao iG, FHC disse que Aécio “tem hoje uma posição de vantagem” sobre Serra.

Na entrevista, no entanto, o próprio Fernando Henrique admitiu que essa discussão é precipitada. Para o senador Álvaro Dias (PR), qualquer antecipação “expõe desnecessariamente” a legenda. “Estamos muito longe de 2014 e a política muito dinâmica. Esta análise despreza outros nomes, pode comprometer o projeto”, afirma o líder do PSDB no Senado.

O líder tucano na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), concorda quando FHC diz que o mandato de Aécio no Senado traz visibilidade e que Serra é mais conhecido nacionalmente. “Seja quem for o candidato escolhido pelas lideranças, passa por unidade partidária do PSDB como partido de convergência da oposição”, assinala Duarte. “Mas o que está na agenda é a estratégia para as eleições municipais de 2012”.

Ao iG, FHC admitiu que teve um papel importante na escolha de Serra como candidato de oposição. Na verdade, a grande crítica dentro do partido, na época, foi ao fato de a escolha do candidato ter sido feita pela cúpula tucana.

Para 2014, Álvaro Dias propõe que sejam realizadas eleições primárias no partido para a escolha do candidato. “Defendo as primárias com envolvimento da militância partidária, que seria convocada não só para avalizar o nome, mas também para se tornar artífice de todo o processo eleitoral”.

Ao contrário de FHC, que defende o foco do partido no eleitorado de classe média, Dias propõe que o alvo do PSDB seja as classes C e D. “O que o ex-presidente advoga é o discurso mais competente. Mas já tivemos uma votação expressiva na classe média. O difícil é alcançar as classes C e D, em função do aparelhamento e da propaganda indireta do governo”.

Fonte: IG