Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Líder opositor se entrega e manifestantes inundam ruas de Caracas

Dezenas de milhares de manifestantes inundaram as ruas da capital da Venezuela nesta terça-feira depois que forças de segurança prenderam o líder da oposição Leopoldo López, acusado de fomentar a agitação contra o governo e a violência que já matou pelo menos quatro pessoas.

Manifestantes vestidos de branco bloquearam o tráfego nas ruas de Caracas enquanto um veículo de segurança transportando o economista de 42 anos andava no ritmo de um caracol depois que ele se rendeu às forças de segurança durante uma manifestação da oposição.

A prisão de López poderá inflamar a oposição e estimular mais manifestações de rua contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, embora não haja nenhum sinal imediato de que os protestos vão derrubar o líder socialista.

“Não tenho nada a esconder”, disse ele a partidários antes de sua detenção.

Minutos depois, ele se entregou a militares, com o punho fechado e entrando no veículo com uma bandeira venezuelana em uma mão e uma flor branca na outra.

“Eu me apresento a um judiciário injusto… Que minha prisão possa servir para acordar o povo”, acrescentou no discurso.

López era procurado para responder a várias acusações, incluindo assassinato e terrorismo, mas ele diz que está sendo usado como bode expiatório de um governo ditatorial.

De dentro do veículo militar, ele pediu aos manifestantes que abrissem caminho para que as autoridades pudessem levá-lo. Enquanto seus partidários gritavam “Leopoldo, o povo está com você”, ele foi transferido para uma van preta e levado embora.

Fonte: Reuters