Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lava Jato: lista de Janot chega ao Supremo Tribunal Federal

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os pedidos de abertura de inquéritos para investigar políticos citados na Operação Lava Jato. Os casos serão examinados pelo ministro Teori Zavascki, relator das ações relativas ao esquema de corrupção na Petrobras, que deve deferir ou indeferir os pedidos até a próxima sexta-feira, quando também pode tornar o conteúdo público. As denúncias foram baseadas nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa.

São 28 pedidos de abertura de inquérito e sete de arquivamento referentes a 54 pessoas.

Dezenas de nomes de parlamentares apareceram nos depoimentos dos delatores, entre eles os dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que negam as acusações. Em outubro do ano passado, a contadora Meire Pôza, que trabalhou para Alberto Youssef, afirmou que o doleiro se reuniu com Renan Calheiros para acertar investimentos do fundo Postalis, dos Correios, em uma empresa de Youssef. O montante envolvido seria de R$ 50 milhões, sendo a metade aportados pelo Postalis.

À época, Renan Calheiros afirmou que “não conhecia a pessoa mencionada no noticiário como ‘doleiro’ Alberto Youssef e que só soube da existência do mesmo após as informações publicadas pelos jornais’. Ainda segundo nota, Renan “nunca esteve, agendou conversas e nunca ouviu falar de Alberto Youssef e de sua contadora”.

Já Eduardo Cunha foi acusado de ter recebido dinheiro do esquema da Petrobras pelo agente da Polícia Federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como ‘Careca’, que teria entregue a propina ao deputado. À Força Tarefa da Operação Lava-Jato, Youssef também teria dito em delação premiada que Cunha recebeu propina por meio de Fernando Soares, o Fernando Baiano. Na época, Cunha admitiu que conhecia Baiano e que o recebeu como representante de empresas espanholas. Contudo, ele negou que recebeu propina.

Fonte: Jornal do Brasil