Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Lamentos de um Açude – Wilson Monteiro

No centro de Salgueiro
Há lamentos de um velho açude.
Abandonado, ameaçado de extinção
Quem tantas vezes matou
A sede de um povo geme e nos gemidos,
Gritos de dor.

O homem do progresso tem os ouvidos fechados,
Pouco entende o valor da preservação.

E o Açude Velho pergunta:

Onde estão os banhistas?
Onde estão os pescadores?
Onde estão os que saciaram a sede e mataram a
fome com os peixes das minhas águas?

Salgueiro segue silencioso…
O mesmo Salgueiro que cala diante de injustiças
Também não levanta a voz contra a poluição.
Wilson Monteiro é poeta e professor

Comentário de Alvinho Patriota

Parabéns Wilson pela publicação desse alerta quanto à necessidade de revitalizar o nosso açude velho, para que volte a ser novo, independentemente da idade. Peço permissão para publicar algumas fotos recentes daquele açude, tanto do que está certo ou mais ou menos, quanto do que precisa de um trabalho urgente de limpeza, manutenção e adoção de equipamentos, arborização e outros, que proporcionem atividades habituais em torno daquele patrimônio da nossa cidade.

3 comentários sobre “Lamentos de um Açude – Wilson Monteiro

  1. Bruno

    Política isso, política aquilo. Vamos homenagear também parte do povo brasileiro mal educado que joga lixo em lugares inapropriados por pura preguiça de jogar numa lixeira, afinal, lugar de lixo NÃO é no lixo. Vamos agradecer também a cia de abastecimento de água local e suas tubulações sempre quebradiças que desbocam na beira do açude com todo esgoto das casas.

    E quem estiver de desacordo, preste bem atenção se está sujando ou não por aí. Vejam se carregam um saquinho (mesmo de plástico) pra lá e pra cá para colocar seu lixinho caso não haja uma lixeira por perto.

  2. arnaldo alencar

    Já faz tempo que dizem que existe verba para fazer a revitalização do Açude Velho,mais acho que deve ser que à verba é iqual a do CENTRO DE CONVEÇÃO, que já está disponivel mais até agora nada, deve ser porque estão esperando ficar mais proxímo às eleições.

  3. Tiago

    Lembrando quem em certa época já se foi feito algo visando uma possível melhora na qualidade do açude e da região ao redor que beneficiaria toda população. Infelizmente com a visão de alguns, que acham que vão conseguir apagar da memória da cidade as realizações de alguns ex-prefeitos, acabaram abandonado aquilo que poderia ser o início da revitalização do açude e da área, até os postes que foram colocados em todo entorno do açude sumiram. No período em que abandonaram o museu e a pista de Cooper , estavam abandonando o açude e as pessoas que utilizavam daqueles equipamentos, perderam a oportunidade de continuar algo que seria muito bom, deixaram a poluição aumentar e várias pessoas correndo risco de vida fazendo caminhadas na beira das estradas.