Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Justiça acata pedido do MPPE e interdita matadouro de Bodocó por 30 dias

Uma liminar com tutela de urgência ajuizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foi acatada pela Vara Única da Comarca de Bodocó, que determinou a interdição do matadouro do município por 30 dias. Em caso de descumprimento, foi fixada multa de R$ 10 mil, sem prejuízo das sanções penais.

A intervenção do MPPE se deu após a Adagro e a CPRH fazerem vistorias no local de abate e constatarem inconformidades com as exigências higiênico-sanitárias e regulamentações oficiais. Os fiscais encontraram problemas nas estruturas física, sanitária e ambiental do matadouro.

“Lá, o abate de animais é realizado sem condições mínimas de higiene e preocupação com as medidas sanitárias, além de ocorrer por meio de machadadas. Foi constatado, ainda, que os efluentes líquidos gerados pelo matadouro são canalizados e despejados em um buraco, em meio a natureza, sem nenhum tratamento ambiental”, informa o MPPE em seu site oficial.

Conforme o processo, o promotor de Justiça Otávio Machado de Alencar tentou resolver a questão em diversas reuniões, sendo a última datada do dia 5 de dezembro de 2023. Ele dialogou com o Procurador e com o Diretor de Apoio e Agropecuária do Município pedindo, num prazo de 60 dias, a apresentação de um plano de solução dos problemas verificados no matadouro, mas não houve resposta em tempo hábil.

O Juiz de Direito interditou o equipamento público pelo prazo de 30 dias para que a prefeitura consiga organizar e adotar medidas alternativas para o abate dos animais, além de evitar que a população seja direta e imediatamente prejudicada.

Da redação do Blog Alvinho Patriota