Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Juiz prorroga prisões temporárias de suspeitos de terrorismo

O juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, prorrogou nesta quinta-feira por mais 30 dias as prisões temporárias dos 12 investigados na Operação Hashtag, que apura o suposto envolvimento de brasileiros com o grupo terrorista Estado Islâmico. Eles foram presos na primeira fase da Hashtag, deflagrada em 21 de julho, e estão em presídios de segurança máxima.

No despacho em que decidiu pela extensão das prisões temporárias, Josegrei diz entender que não houve tempo o suficiente para a Polícia Federal periciar o material apreendido com os investigados. “A despeito dos esforços evidentes, a complexidade dos fatos em investigação e a quantidade de indivíduos envolvidos justifica a não conclusão da análise do material coletado, no prazo de 30 dias”, justificou o magistrado.

Das mídias recolhidas pela PF no momento das prisões, ainda faltam perícias em 27 HDs, 14 telefones celulares e tablets, 15 DVDs e CDs, 12 pendrives e outros dispositivos de mídia digital. De acordo com a polícia, as atividades dos suspeitos em redes sociais são descritas em relatórios de cerca de 4.000 páginas cada.

Segundo o juiz federal, no entanto, os resultados das perícias feitas até agora confirmam a tese de que os 12 investigados são simpatizantes do Estado Islâmico. As informações reunidas no material apreendido levaram a Polícia Federal a deflagrar na semana passada a segunda fase da Operação Hashtag, em que foram feitas duas novas prisões temporárias e cumpridos três mandados de condução coercitiva.

Fonte: VEJA