Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Jovem de 20 anos é eleito para a presidência da Associação de Moradores do Bairro Divino Espírito Santo

Presidente da chapa única que venceu a eleição da Associação de Moradores do Bairro Divino Espírito Santo (AMBDS), Jairo de Souza Veríssimo, 20 anos, tem muitos projetos em mente. O jovem que era vice da chapa que representou a comunidade entre os anos 2010 e 2011, Veríssimo diz que se candidatou à presidência da associação, por amor ao bairro onde nasceu e cresceu. Consequentemente eleito no dia 24 de dezembro, na eleição que teve participação de 218 pessoas, o novo presidente assumiu no último domingo (01) prometendo lutar pelas necessidades do bairro até o fim de 2013.

“A gente tem como principais objetivos, trabalhar, conseguir recursos para o bairro, aumentar o número de associados do bairro e melhorar a sede da associação com uma boa reforma, que está precisando. Nós vamos trabalhar integrados com a nossa comunidade, para que as pessoas se unam com a associação e todos tenham acesso direto àquela entidade”, expôs Jairo, em entrevista concedida na manhã desta terça-feira (03) ao Blog Alvinho Patriota.

O jovem presidente garante que as portas da associação vão estar sempre abertas para receber toda a população do bairro, que é um dos mais populosos de Salgueiro, com cerca de 7 mil habitantes, segundo o último Censo. “Nós vamos ficar com as portas as abertas para todos os moradores do bairro, de um modo em geral, porque também atendemos pedidos de outras associações”, informa, destacando que todos os seis integrantes da chapa vencedora estão abertos ao diálogo com a população do Divino Espírito Santo.

Sobre o fato de ter sido eleito por chapa única, Jairo pontuou que todos os moradores do bairro tiveram oportunidade de se candidatar à presidência da associação da comunidade, porém, não esboçaram interesse. Ele ressalta que já vinha trabalhando pela localidade na vice-presidência da chapa que representou o bairro nos últimos dois anos e se candidatou para ser presidente do Divino Espírito Santo pelo desejo de representar a comunidade com amor e dedicação.

Por Chico Gomes

3 comentários sobre “Jovem de 20 anos é eleito para a presidência da Associação de Moradores do Bairro Divino Espírito Santo

  1. Auxiliadora Mairins

    parabéns Jairo e toda diretoria eleita, para Associação de Moradores do Bairro Divino Espírito Santo.Fico feliz pela sua vitória e dos demais. Conheço Jairo como um jovem participativo e atuante em conferências, Fóruns e tudo mais que é discussão de políticas públicas para nosso município. Meu querido jovem cuide bem desse bairro, como você bem se expressou, junto com os moradores, ouvindo cada uma pessoa que te procurar e buscar, incentivar os demais a se envolver nas decisões do bairro.Levar o que for melhor para comunidade, engajar outros jovens nesta luta.Coragem amigo! e muita serenidade. Era assim que nossa querida “NEIDE DE DÉ” cuidava desse povo querido, sempre em harmonia com as demais Associações. Fiquei muito orgulhosa de você, jovem de luta e coragem.

  2. LEO

    parabens kra força sucesso que deus te abençoe na sua nova jornada..presta um bom serviço a tua comunidade quem sabe ai futuramente n seras um candidato forte para nos representar perante a camara de vereadores do nosso municipio futuramente.

  3. machado freire

    É quase impossivel a gente ficar calado num momento como este !
    E impossivel mesmo !
    Fico por demais satisfeito ao tomar conhecimento de um fato tão importante como este da eleição de Jairo, com 20 anos de idade. É um fato relevante e de extrema importância para a comunidade do Divino Espírito Santo e de Salgueiro como um todo.

    A minha satisfação com a eleição de Jairo me leva a dar um salto em um passado meio distante, quando lutamos para criar a primeira associação de moradores de Salgueiro.
    Foi a Asmop, do bairro do Prado. Eu morava no Recife, assessorava Gonzaga Patriota na Assembléia Legislativa, trabalhava à noite na Rádio Tamandaré e fazia Direito em Olinda.

    Mesmo assim, fiz dez viagens a Salgueiro para fundar a Asmop, como a associação de bairro pioneira no Sertão Central, considerando que também ajudei para fundar a Associação de Moradores do Gravatá, em Umãs, a de Verdejante (na sede) e uma em Cedro, também na sede do município. Depois eu parti para Pesqueira, onde também fundei uma associação que recebeu o nome de Asmop.

    Mas para tomar essa iniciativa, foi preciso mergulhar fundo na luta das comunidades no mundo inteiro, a começar pela França, onde aconteceram as grandes mudanças depois da mais verdadeira revolução, a Revolução francisa.

    Uma sociedade começa a se organizar na rua onde mora, passa para os bairros, zona rural e, finalmente, organiza o município todo. Mas tudo isso tem que ser feito sem modismo nem oportunismo. Tem que ser feito de forma séria, o que não acontece com a maioria do chamado “orçamento participativo’.

    Um dos compromissos que eu assumia com os dirigentes das associações dos moradores – que no caso de Salgueiro também teve minha parfticipação na fundação da associação da Bomba, do Alto do Curtume e do Planalto- era me manter distante do proocesso de condução da entidade. Portanto, fundamos a associação. tomem conta, elejam os dirigentes e andem com as pernas de vocês.

    Era um trabalho muito grande porque realizáva-mos várias reuniões para deixar bem claro o que queriamos fazer com a criação de uma associação de moradores, que era coisa nova no sertão.

    Nós deixávamos bem claro que uma associação não poderia ser conduzida por vereadores, cabos eleitorais nem prefeitos. A associação deve ter uma diretoria independente, livre e corajosa. A associação deve lutar pelos direitos sagrados da população, que paga impostos e merece o retorno de tudo aquilo que lhe é de direito, principalmente na questão da cidadania, sem nenhum favor do poder público.

    Desejo ao Jairo e a todos os novos diretores da Associação do Divino que tenham uma atuação proficua, qualificada e determinada, pois a população bem o merece.

    Um grande abraço a todos.