Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Jornalista denuncia irregularidades no Presídio de Salgueiro

Preso em fevereiro no município de Salgueiro por conta de uma pensão alimentícia, o jornalista Paulo Dias Santos, natural de São Paulo, enviou para nossa redação neste sábado (07) um e-mail contendo diversas denúncias sobre o Presídio de Salgueiro. O relatório nos remetido por Paulo também foi enviado para o Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público e Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco. As graves denúncias somente confirmam o que há muito tempo preocupa a cidade de Salgueiro: a superlotação no presídio local, que pode acarretar sérios problemas, como rebeliões.

O jornalista, que foi detido enquanto trafegava numa rodovia que corta o município, afirma que deveria ter sido encaminhado para São Paulo, entretanto a Delegada de Polícia Civil de Salgueiro decidiu mantê-lo recluso na unidade prisional local, que já está acima da capacidade de presos permitida. “Mesmo argumentando que no meu mandado de prisão civil dizia que eu deveria ser preso em uma Unidade Prisional do Estado de São Paulo e ficar sob a ordem e disposição da Meritíssima Juíza, Dra. Clarisse dos Reis Esteves, da Primeira Vara da Família e Sucessões da Comarca de Guarulhos, mesmo assim fui encaminhado no mesmo dia para o Presídio da Cidade de Salgueiro”, denuncia.

“Solicitei no dia de minha prisão (24/02) à delegada de Polícia Civil de Salgueiro que, por ser jornalista e a minha prisão no Estado de Pernambuco ser ilegal, que ela pelo menos me deixasse preso na Delegacia de Salgueiro, ou que me deixasse falar com a Juíza Corregedora de Salgueiro, mas ela nem quis saber de conversa e me encaminhou para o presídio”, complementa.

Paulo conta que foi colocado no Pavilhão C, da Cela 3, na companhia de estupradores, homicidas, assaltantes de bancos e autores de latrocínios. “Nesta cela que o espaço é para 10 presos, ficávamos em 23 presos. Neste mesmo pavilhão existem muitas irregularidades, como presos que não tem cela para ficarem e que ficam presos no pátio sob sol e chuva, o que é totalmente irregular e contra os direitos humanos dos detentos. São mais de 70 presos que ficam neste pátio, durante o dia e à noite. Segundo alguns presos que estão neste pavilhão, vivendo no pátio a Corregedoria do Estado de Pernambuco foi lá, mas não tomou nenhuma providência”, delata.

De acordo com a denúncia do jornalista, os presos solicitaram por diversas vezes a presença da Juíza Corregedora do Presídio. “Só que ela jamais foi até o local ver a situação de desumanidade que estes presos estão vivendo, há muitos anos. Presos condenados há mais de 50 anos de prisão, estão dormindo no pátio com presos com direito ao semi-aberto, o que é totalmente irregular”, aponta. “Segundo alguns detentos a ausência de promotor durante as audiências realizadas no Fórum de Salgueiro são normais. Isso este Conselho Nacional de Justiça pode apurar a veracidade dos fatos”, completa.

O detento paulista declara que pediu várias vezes para entrar em contato com sua família em Guarulhos, São Paulo, mas o direito foi negado. “Nem mesmo eu falar através de um telefone e na presença de funcionários do presídio, com o meu advogado este direito me foi negado”, expõe. “Gostaria Senhor Corregedor e Senhor Ouvidor, que este Conselho Nacional de Justiça apurasse as denúncias do meu direito de entrar em contato com o meu advogado ou com os meus familiares; da superlotação do presídio, inclusive presos dormindo no pátio sob chuva (…). Sabendo que este Conselho com certeza tomará providências quanto às denúncias, fico no aguardo”, finaliza Paulo.

A prisão de um jornalista foi o suficiente para que os fatos como estes viessem à tona. Há muito tempo que o vereador Alvinho Patriota vem denunciando a superlotação no Presídio de Salgueiro, propondo, inclusive, soluções. Quando foi presidente da câmara de vereadores realizou audiência pública no local. Numa cidade onde todos fecham os olhos para a realidade, não nos surpreende que o presídio local não consiga redimir os presidiários, que voltam para as ruas com mais sede do crime. Descontam nos cidadãos de bem as noites e os dias que passaram dormindo no relento, debaixo da chuva e do sol.

Por Chico Gomes

BLOG DE ALVINHO PATRIOTA – JORNALISMO VERDADE

14 comentários sobre “Jornalista denuncia irregularidades no Presídio de Salgueiro

  1. Mirella Chrystinna

    Este blog tem mesmo que continuar a colocar todos os comentários, doa a quem doer. Este blog está agindo corretamente, está mostrando a verdadeira liberdade de expressão e se alguém sentir-se ofendido está aí a justiça. As denúncias são realmente grave e tem de se apurar. A cidade de Salgueiro não pode mais conviver com esse verdadeiro “barril de pólvora” que é a superlotação do presídio. PARABÉNS ALVINHO e continue sempre a mostrar a verdadeira realidade e não simplesmente jogar a “sujeira” em baixo do tapete.

  2. Ludmyla :)

    Tem pessoas que perdem a oportunidade de ficar caladas! Quem denunciou sabe o que está dizendo, deu a cara a tapa, está aí pra responder pelas acusações que fez. Cabe aos ofendidos se defenderem, ou pedir retratação, mas até o momento ninguém se pronunciou(…). O Blog está aí pra divulgar, isso chama-se liberdade de imprensa! Se ele postar apenas o que convem a uns e outros, estará voltando no tempo direto para a época da ditadura e não queremos isso, não é verdade? Uma vez que tantos deram a vida para que outros pudessem falar o que pensam.

    Pense primeiro, abra a boca depois!

  3. Melissa Carolina

    seria bom a esse blog que nao postasse comentários, pois cria atritos entre pessoas, com o pre-julgamento dos leitores, sem conhecer de fato as pessoas envolvidas. Sejam mais eticos, divulgue as noticias, mas não crie odio nas pessoas.

    1. Alvinho Patriota

      Olá Melissa Carolina,
      Concordo com você no que tange aos comentários que prejulgam não os leitores, como asseverou, mas, as pessoas citadas. Porém o blog não pode deixar de divulgar, abrindo espaço para o constitucional direito de resposta de quem se sentir injustiçado.
      O blog não emite opinião acerca do assunto, divulga a matéria como recebe. Não está sendo antiético, nem criando ódio nas pessoas. Quero informar que conheço todas as pessoas citadas por quem tenho grande respeito. Porém, mesmo que não as conhecesse, teria obrigação de publicar os comentários que chegam, sob pena de desaparecer como veículo de comunicação. A matéria tem fonte certa, não veio anônima.
      Cabe as autoridades as providências cabíveis, inclusive, convocar àqueles que fazem relatos acerca do assunto, para os devidos esclarecimentos.

    2. Mirella Chrystinna

      Este blog tem mesmo que continuar a colocar todos os comentários, doa a quem doer. Este blog está agindo corretamente, está mostrando a verdadeira liberdade de expressão e se alguém sentir-se ofendido está aí a justiça. As denúncias são realmente grave e tem de se apurar. A cidade de Salgueiro não pode mais conviver com esse verdadeiro “barril de pólvora” que é a superlotação do presídio. PARABÉNS ALVINHO e continue sempre a mostrar a verdadeira realidade e não simplesmente jogar a “sujeira” em baixo do tapete.

  4. Jorge Mota

    Boa tarde,
    Olha aquele Doutor Fabinho devia estar era preso, numa penitenciaria Federal, nunca vi uma pessoa que gostase tanto de dinheiro como aquele menino, e tudo era comercializado ali, não posso falar sobr este novo diretor, pois não o conheço, mais é sempre bom ficar de olho.

  5. Maria do Carmo

    Boa Tarde, tais denuncias não vem mostrar nenhuma novidade, nem aqui nem no brasil inteiro, sou parente de preso, e convivo a mais de 5 anos naquela unidade, e afirmo que, os problemas não são de agora e sim vem de longe, conheço a pessoa do novo diretor que é uma pessoa boa e sabe tratar todos os presos e familiares, muito diferente do antigo Dr. Fábio que era corrupto junto com sua corja, Seu Junior de Bil, e Dona Marilene, que antes tratavam os presos na bala de borracha e na chibata e tudo cobrava, afirmo que, a nova direção que ali se encontra esta começando e temos que apoia-los pois são pessoas serias que não cobram por serviços que o governo prestam, e observem pra depois falarem.

  6. preso

    eu fui preso em no presídio de salgueiro e conheço o novo diretor acácio,foi ele que deu entrada no auxílio reclusão e ficou com 50% dele e isso é uma vergonha era ele que dar entrada no inss e só dar a metade ao preso E O ESTADO AINDA COLOCA UM [palavra inadequada] DESSE PARA SER DIRETOR.

    DR.ALVINHO SE POSSÍVEL PESA AS AUTORIDADES PARA TOMAR PROVIDÊNCIA.

    JUSTIÇA

  7. arnaldo luciano de alencar

    A camara de vereadores tem que tomar ciência deste relato e seus membros de direitos Humanos precisa fazer uma visita ao presídio,pois a denuncia é grave.

  8. Péricles Tavares

    Bom dia!

    Se voce pegar jornais de 10, 20, 30, 40, 50… anos atrás vai ler as mesmas notícias, os mesmos temas, as mesmas palavras e as mesmas queixas que lemos hoje, em termos de serviços públicos (saúde, educação, segurança, saneamento, estradas), não falo em economia privada que no Brasil está bombando graças à manutenção das políticas adotadas na década passada.

    Eu faço uma pergunta como usuário e aos demais também usuários de serviços públicos no Brasil: Retirando o programa modificado Bolsa Família e as ambulância do SAMU que gritam hoje freneticamente nas ruas, pelo menos aqui no Recife a presença delas é bem notada, o que modificou nos últimos dez anos em termos de serviço público oferecido a população brasileira?.

    Reflita!. Pois as manchetes do dia a dia continuam as mesmas.

  9. Ana Carvalho

    Que coisa em pessoal dos direitos humanos?? Cadê vocês isso é vergonhoso, e o diretor deste o que tem a dizer? ISSO É UMA VERGONHA.Q UERO SÓ VER NO QUE VAI DAR DESTA DENUNCIA.

  10. Wilson Monteiro

    Chico Gomes

    Eu conheço Paulo Dias, inclusive,escrevia para o Jornal de Guarulhos-SP. Paulinho é gente boa, vou aparecer para uma visita ao nobre amigo jornalista.
    Escrito por Wilson Monteiro
    87-88224540

  11. Pedro Galvão

    Esse presidio é um barril de polvora,existe muitas irregularidades e corrpção lá dentro, vão investigar que saberam do que eu falo.