Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Jornal do Commercio faz matéria de duas páginas sobre a cidade de Salgueiro

vista-aerea-salgueiro-peA edição impresa do último domingo (07) do Jornal do Commercio, sediado em Recife, com circulação em todo o Estado, trouxe uma matéria de duas páginas intitulada “Ritmo novo no Sertão – a redenção da Terra da maconha” destacando os últimos dez anos do município de Salgueiro. Na matéria do jornalista Eduardo Machado, cita-se a Operação Mandacaru realizada na região no começo do ano 2000, contando com efetivo até do Exército para erradicar o tráfico de drogas na região. “O objetivo não foi alcançado, mas a mobilização policial e militar da época desarticulou momentaneamente os barões da droga e fez a economia de Salgueiro estagnar”, diz a reportagem.

No texto do jornalista Eduardo Machado foi lembrado que na época da operação sem o dinheiro gerado pela maconha, as concessionárias fecharam as portas, a agricultura perdeu força, e a rede hoteleira diminuiu o número de hospedagens. Ainda de acordo com a matéria do JC “a partir de 2007 e mais fortemente nos últimos dois anos, obras bilionárias como a transposição do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina mudaram a cara do município, que hoje se transformou num dos polos de desenvolvimento mais promissores do País”, cita a notícia.

Nossa reportagem esteve no 8º BPM na manhã desta segunda-feira (08) e conversou com o Cap. Welington Alves Cruz, Comandante da Companhia Militar de Salgueiro. Para ele a grande violência que existia na região há tempos atrás era causada por clãs familiares. “Clãs que existiam aqui na região que dominavam o crime, inclusive assaltos a ônibus, a caminhões e assalto a banco. Sem falar nas brigas de famílias”, relembrou.

Capitão Welington atribui a diminuição da violência na região às operações permanentes da Polícia Militar. “Depois da Operação Mandacaru que mudou nome para Operação Polígono que é a continuação dessa operação, porque a Operação Mandacaru contava com o apoio do Exército e quando se transformou na Operação Polígono o Exército saiu. Além da Operação Polígono nós temos outras operações aqui, como a Malhas da Lei, Operação Fronteira e Operação Carrossel”, explicou.

Atualmente Salgueiro comemora grandes avanços em todos os âmbitos, como no futebol com o time local na Série B do Campeonato Brasileiro, chegada de investimentos federais a exemplo da Transposição e Transnordestina e instalação do Instituto Federal. O principal motivo para o desenvolvimento da cidade são os investimentos por parte dos governos Estadual e Federal.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

2 comentários sobre “Jornal do Commercio faz matéria de duas páginas sobre a cidade de Salgueiro

  1. GILVAN LIMA

    BOA TARDE A TODOS VENDO O CRESCIMENTO DE SALGUEIRO FICO MUITO CONTENTE EM SABER QUE UMA CIDADE DO SERTAO ESTÁ PASSANDO POR UM GRANDE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, ESPERO PARA ASSISTIR O TIME JOGANDO NA SÉRIE B, APESAR DE MORAR EM SP E SER PARAIBANO DE AGUA BRANCA SEMPRE ESTOU LIGADO NAS NOTICIAS AÍ DA REGIÃO SOU NORDESTINO E CONHEÇO DE PERTO OS PROBLEMAS DA MINHA GENTE AQUI E AÍ, MAS ESPERO QUE O NORDESTE DAQUI A 8 ANOS TENHA SE TRANSFORMADO NA MELHOR REGIÃO DO BRASIL, DEPOIS DE TANTOS ANOS DE SOFRIMENTO DA POPULAÇÃO AGORA VEJO QUE MUITA COISA MUDOU E TEM MUITO A SER FEITO PARABENS A TODOS NORDESTINOS POR SUA GARRA E PERSEVERANÇA.

  2. machado freire

    Uma boa idéia (vale esta) A matéria que tem um título que algumas pessoas podem não gostar (porque fala em maconha, é um presente publicitário à cidade que aprendemos a amar e defender ao longo do tempo. O jornalista que assina a bela matéria com o nome Machado não é meu parente. Tráta-se de um profissional e tanto. È uma replortagem completa do ponto de vista socio-econômico e também político, na medida em que mexe com um passado triste e indesejável, e um momento novo, de melhoria e de esperança para a vida de milhares de famílias que vivem em nosso município e na região do Sertão Central.
    Sempre dissemos – Eduardo Ferreira (meu ex-colega do Diário de Pernambuco) e eu, que Salgueiro era (e é) a Encruzilhada do Nordeste.
    Quando fui assessor do companheiro Gonzaga Patriota,na Assembléia Legislativa, a nossa pauta sempre esteve voltada para a interiorização da Universidade. Gonzaga Patriota foi um dos maiores defensores desse tema que ainda hoje é atualíssimo.
    Mas a grande revolução que Salgueiro viveu -depois do fracasso econômico (e político) que permitiu o fechamento de sua indústrias, foi o movimento em defesa da construção da Adutora de Salgueiro, onde um grupo de companheiros se juntou a nós e conseguimos que o projeto de Gonzaga Patriota fosse transformado em realidade. O governador da época, Roberto Magalhães, teve que tocar o projeto que terminou contribuindo para a melhoria do abastecimento d’água dos municípios vizinho.

    Um dia nós vamos fazer uma publicação falando da história recente de Salgueiro e do Sertão, com orgulho de ser sertanejo !