Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Israel e Hamas aceitam cessar-fogo de longa duração em Gaza

O cessar-fogo, que encerra sete semanas de pesados confrontos que deixaram pelo menos 2,2 mil pessoas mortas, a maioria palestinas, foi mediado pelo Egito e teve início às 19h de ontem (13h de Brasília).

O vice-líder político do Hamas, grupo que controla Gaza, Moussa Abu Marzouk, classificou o acordo como “uma vitória sobre a resistência”.

Autoridades do governo de Israel disseram que atenuariam o bloqueio a Gaza para permitir a entrada e saída de materiais para a reconstrução do território.

Não houve acordo, no entanto, sobre assuntos mais polêmicos, incluindo o pedido de Israel pelo desarmamento de grupos extremistas no território palestino. Discussões nesse âmbito devem começar no Cairo dentro de um mês.

O anúncio da trégua ocorreu em meio a registros de confrontos de ambos os lados.

A reportagem da BBC foi informada de que disparos de morteiros vindos de Gaza mataram um civil israelense e feriram outros seis no Conselho Regional de Eshkol, território localizado no sul de Israel.

Na manhã desta terça-feira, pelo menos seis palestinos foram mortos em uma série de ataques aéreos em Gaza, afirmaram autoridades palestinas.

Fonte: BBC Brasil