Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

IR: Governo corrige tabela do IR e aumenta cerveja para compensar

cervejaO governo federal oficializou a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2011 em 4,5%, reduzindo a mordida do Leão sobre os ganhos dos trabalhadores e criando uma política de reajuste das faixas salariais até 2014 (veja o quadro ao lado). Mas as boas notícias param por aí. Para compensar a redução da arrecadação de até R$ 1,6 bilhão ao ano, as bebidas ficarão mais caras. Cervejas, refrigerantes, água mineral e isotônicos subirão 15%, em média.

Até então, a própria indústria de bebidas acreditava que o reajuste não fosse passar de 10%, apesar de a proposta inicial do governo ser de correção de 17%. O aumento é resultado do reajuste nos tributos cobrados aos produtores, além da correção no chamado redutor, que é a diferença entre os preços de fábrica e de comercialização dos produtos. A diferença subiu de 35% para 50%.

– O que fizemos foi adequar a tributação de bebidas aos valores praticados no mercado atualmente. Os preços de referência estavam defasados há três anos. Se o custo vai aumentar, isso vai depender da relação entre o consumidor e o fabricante – disse o subsecretário de Tributação da Receita Federal, Sandro Serpa.

Fonte: Extra