Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Internauta reclama da atuação de agente de trânsito do Detran-PE

detranpeA atuação dos agentes de trânsito do DETRAN-PE em Salgueiro está deixando os moradores da cidade mais tranquilos em relação ao trajeto de automóveis na área urbana e educação dos condutores de veículos do município. Com a chegada dos guardas para organizar o trânsito da cidade, muitos motoristas ficaram mais atentos. Por outro lado alguns estão insatisfeitos com o modo de ação dos agentes.

Já é possível perceber uma maior educação no tráfego de motos e carros nas ruas e avenidas sagueirenses. Os bloqueios são realizados diariamente em diversos pontos da cidade, durante o dia e no turno da noite. As blitzes estão deixando os condutores preocupados. Alguns motoristas reclamam que os agentes de trânsito estão agindo de forma arbitrária, ignorante, aplicando multas excessivamente. Cidadãos reclamam de constrangimentos causados pelos guardas.

O internauta identificado como ‘Luiz’, com o e-mail Luiz@hotmail.com, publicou um comentário neste domingo (29), afirmando que estava parado ‘temporariamente’, dentro do carro, esperando a esposar sair de um restaurante, quando foi compelido por um agente a sair do local.

– Fato acontecido na Avenida Antônio Angelim, onde um senhor que já deveria está aposentado e que não tem um mínimo de conhecimento de trânsito, veio me autuar porque eu estava parado dentro do veículo e o mesmo funcionando, e que lá existe placa é proibido estacionar e não parar! Usando da mais pura ignorância e abuso, veio me dizer que eu estava estacionado em local proibido. Onde eu me referi ao mesmo: ‘Meu senhor, eu estou parado e não estacionado. Porque me encontro dentro do veículo, onde estou esperando minha esposa sair do restaurante’ – diz Luiz.

O internauta expõe em seguida que o agente de trânsito não aceitou sua explicação e continuou exigindo que ele deixasse a área livre. “O mesmo senhor com seu pleno conhecimento de trânsito e sua suposta autoridade me falou assim: ‘Ou sai ou leva multa!’ Então, venho pedir as autoridades que tomem conhecimento e coloquem pessoas capacitadas de conhecimento profissional e ponderância”, conclui Luiz.

Na manhã desta segunda-feira (30) entramos em contato com os agentes do DETRAN-PE que estão em Salgueiro e fomos informados que os motoristas só podem parar em locais proibidos pelo tempo necessário de embarque e desembarque de pessoas. A atuação dos guardas está em conformidade com o “Anexo I do Código Brasileiro de Trânsito (CTB)” que define multa para “imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.”

Outro internauta nos enviou um comentário, dizendo que os agentes estão colocando motos, estacionadas em locais proibidos, em cima de carros e removendo para o Ciretran local, sem avisar aos donos. Entretanto, os guardas também estão agindo de acordo com o CBT, que institui pena de remoção para os veículos estacionados em locais proibidos. A pena, por enquanto, só está sendo aplicada a motos. Até o momento não se viu nas ruas um guincho removendo carros estacionados ilegalmente.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

8 comentários sobre “Internauta reclama da atuação de agente de trânsito do Detran-PE

  1. Anderson

    (ESTACIONAMENTO – imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros. )
    ( PARADA – imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.)

    Engraçado, toda vez que um usuário é notificado a culpa é dos agentes que são “ignorantes”. Primeiro, o conceito de ignorância é aplicado para uma pessoa que não tem conhecimento sobre um assunto. Esse Luiz, por exemplo, é um ignorante, pois desconhece a Lei. “Eu estou parado e não estacionado”. Vou te explicar Luiz: considera-se PARAR apenas o tempo necessário para embarque e desembarque de passageiros, então o agente agiu certo e você, Luiz, é que estava errado . Leia mais o Código de Trânsito. Além disso, ele foi cortez com vc, lhe pediu para que vc retirasse o veículo, no entanto, vc insitiu em permanecer no lugar e logo foi notificado. Segundo o que é “notificar excessivamente” a Lei deve ser obedecida por todos os cidadãos, os agentes estão realizando seu papel que é de FISCALIZAR, EDUCAR é competência de prof. de Auto-escola. Além disso, é dever de todo cidadão conhecer a lei do seu país. O agente de trânsito é uma peça que apenas executa a lei. SE OS BRASILEIROS NÃO GOSTAM DE OBEDECER AS LEIS DO SEU PAÍS É OUTRO CASO… DÚVIDO QUE SE UM GUARDA AMERICANO O PEDISSE PARA REMOVER SEU VEÍCULO ELE O QUESTIONARIA O ATENDERIA DE PRONTO.

    OUTRA PERGUNTA: SE UM AGENTE DE TRÂNSITO NÃO TEM AUTORIDADE PARA AS DEMANDAS QUE ACONTECEM NO TRANSITO, QUEM TÊM?

  2. gutemberg

    Minha gente acorda pra vida onde um a gente de trânsito do DETRAN e despreparado o CTB é nacional porque só em Salgueiro não se cumpre as leis de trânsito a e os agentes eles são autoridades em trânsito vamos se educar? Todos Estudaram na, Auto escolar o CTB pegou errado tem que multa mesmo por que tem muitos irresponsáveis no trânsito.

  3. Ciço Besse

    Pessoal, todos nós clamamos há tempos por uma solução para o trânsito de Salgueiro mas, tenho lido que as pessoas parecem querer que a lei seja aplicada apenas ao próximo. Já li que cidadãos reclamam por serem multados enquanto simplesmente parados em faixas amarelas ou em fila dupla aguardam a esposa sair do restaurante ou os filhos na porta da escola. Ora, e as demais pessoas impedidas de passar??? Não tem compromissos???Milhares são as desculpas. Lógico que deve haver bom senso quando em situação de emergência somos obrigados a parar num local proibido, E SOMENTE POR ISSO JUSTIFICA. É fato que há excesso da parte dos agentes mas se não agir com dureza os habituais egoístas continuarão pensando em si e causando mais transtornos aos demais condutores.

  4. Van

    Não só os agentes de Trânsito… mas tem PM pedindo documento 2011 antes do prazo estabelecido naquele papel que recebemos em casa para pagar o mesmo…que é placas de final 1,2,3 e 4 – 30 de junho; 5,6 e 7 – 31 de julho 8,9 e 0 – 31 de agosto

  5. MARRETA

    Afinal esses agentes de transito(como gostam de serem chamados)são despreparados, arrogantes,pensam que são autoridades de primeiro escalão do governo,ficam fazendo média com um bloco na mão, pensando que amedronta com multas.Deveriam sim ser mais educados, orientar o fluxo de veiculos, orientar motociclistas e punir quando advertido e não respeitar a lei. Acredito que o certo é alertar o cidadão sobre a infração de transito e apos multa-lo sem discutir.Mas, muitos já viram, discutir a lei como se fosses juristas “sacramentados”,sem educação e querendo impor sua vontade à força.

  6. Ubaldo Bezerra

    Devemos considerar que existem medidas certas e erradas. Todo ser, autoridade ou não, deve ter um mínimo de bom senso em tudo o que faz; não é com arrogância ou exesso de poder que o trânsito vai melhorar. O caminho é a educação e essa deve começar cedo, na escola e no lar, todos precisam estar preparados para os desafios da nova sociedade, inclusive os guardas de trânsito.

  7. Ana Carvalho

    Eu gostaria que estes guardas vissem mesmo era, carros e motos que estacionam nas vagas exclusivas para deficientes, que vejo ali no BN, caixa EC. Quando está totalmente ocupada, pode ver que está com metade, isso eles não vêem,acho que todos que dirige ou pilota motocicletas, é por que não é cego,então não tem como não um sinalização daquele tamanho. “ É FALTA DE RESPEITO MESMO” Então GUARDAS, FAÇAM VALER A LEI…