Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Inflação de fevereiro cai para 0,9%, segundo IBGE

O IBGE divulgou nesta quarta (9) que a inflação de fevereiro ficou em 0,9%. Essa taxa, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é menor do que a de janeiro, e também menor do que a registrada no mesmo mês do ano passado.

Mas a inflação continua alta: 10,36%, no acumulado dos últimos 12 meses e a gente sabe que inflação alta quer dizer baixo poder aquisitivo. Significa que, com o mesmo dinheiro, a gentecompra cada vez menos e vive pior.

Com a economia em recessão como está, a demanda por produtos e serviços cai e era de se esperar que a inflação  despencasse junto. Mas não é o que está acontecendo: a inflação deste ano deve continuar acima do teto da meta estabelecida pelo governo, que é de 6,5%.

Quando os preços sobem, principalmente dos itens que pesam muito na conta da inflação, cai o padrão de vida das famílias. Alimentos e educação, por exemplo, foram responsáveis por 60% da inflação de fevereiro e só mesmo fazendo uma ginástica com o seu orçamento para dar conta do básico.

E o esforço não para. Para entender o sobe e desce da inflação, pense em um cabo de guerra. Quando a economia está aquecida, o emprego em alta, a renda elevada e o crédito farto, o consumo, a demanda por produtos e serviços aumenta. Com todo mundo querendo comprar, os preços tendem a subir.

O que acontece hoje é o contrário. Muita gente está desempregada, a renda caiu e o crédito para comprar está escasso. O consumo despencou, a demanda ficou fraca – mudou de lado nesse cabo de guerra. Aí você pensa: “ah, então, os preços vão cair…”

Mas não caíram. Por quê? É que puxando a corda para o lado da inflação agora estão o dólar muito alto, que eleva os preços dos produtos importados, e a tal da indexação, que é o sistema de aumento de preços com base na inflação passada. Eles, juntos, puxam os preços para cima e com força. 

Outros fatores ainda pesam sobre a inflação, como os gastos públicos. A medida que o governo gasta mais do que arrecada, precisa emitir mais moeda, o que gera inflação.

Os técnicos do IBGE explicaram que a mudança da bandeira tarifária, que reduziu o valor das contas de luz, teve um peso grande na queda da inflação de fevereiro. E que apesar da inflação ter sido menor do que a de fevereiro do ano passado, a taxa divulgada é uma das maiores para o mês na série histórica.

Fonte: Jornal Floripa