Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Imprensa americana diz que ataque à Sony partiu do governo norte-coreano

A imprensa dos Estados Unidos está dando como certo que a polícia federal americana comprovou a participação do governo da Coreia do Norte no ataque aos computadores da Sony Pictures, que é um dos principais estúdios de Hollywood.

A Casa Branca disse nesta quinta-feira (18) que considera o ataque cibernético contra a empresa Sony Pictures uma questão séria de segurança nacional. E que está estudando como responder.

O que começou em novembro como vazamento de informações sigilosas de uma empresa, agora pode virar uma guerra, travada pela internet, entre governos.

A crise se agravou essa semana, quando os piratas da internet fizeram uma ameaça terrorista às salas de cinema que mostrassem o filme “A Entrevista” da Sony, uma comédia que conta a história de um complô para matar o ditador norte coreano Kim Jong-Un.

Em um comunicado enviado para os principais meios de comunicação americanos, os hackers disseram: “Logo o mundo vai ver o que um péssimo filme da Sony Pictures provocou. O mundo vai ficar apavorado. Lembrem-se do 11 de setembro.” Diante da ameaça, a Sony desistiu de lançar o filme.

Os hackers roubaram uma quantidade gigantesca de informações sigilosas da Sony. Os piratas também divulgaram na internet cinco filmes inéditos. O prejuízo financeiro que o ataque causou à empresa, segundo analistas, pode chegar a US$ 300 milhões.

Fonte: Jornal Nacional