Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ibama vai multar mineradora por desastre em Mariana

O Ibama vai multar a mineradora Samarco pelo rompimento da barragem que provocou uma tragédia ao destruir o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). O órgão debate ainda quantas multas serão aplicadas pelo desastre ambiental. O GLOBO apurou que o valor deve superar os R$ 100 milhões.

Seis dias depois da tragédia em Minas Gerais, a presidente Dilma Rousseff decidiu que o governo vai responsabilizar a Samarco pelo rompimento da barragem. Nesta quarta-feira, Dilma telefonou para o diretor-executivo da BHP, Andrew Mackenzie, e o presidente da Vale, Murilo Ferreira, que controlam a Samarco, e cobrou que as empresas arquem com os prejuízos sociais e ambientais.

Dilma também determinou a criação de um comitê de gestão da crise, composto pelos ministérios da Integração Nacional, das Minas e Energias e do Meio Ambiente, para acompanhar e cobrar da Samarco ações de reparação de danos. A decisão deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União.

Segundo o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, as empresas terão de se encarregar de solucionar o problema de abastecimento de água nas cidades às margens do Rio Doce atingidas pela lama. Occhi afirmou que a Samarco já se mostrou disposta a arcar com as despesas.

Fonte: O Globo