Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Homenagem

digitalizado-em-15-10-2009-10-04-1211

 

O Desembargador salgueirense, Francisco de Sá Sampaio, aposentado, foi o primeiro homenageado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, em publicação contendo 266 páginas do Centro de Estudos Jurídicos daquele Tribunal, com o título MEMÓRIA JUDICIÁRIA DE PERNAMBUCO.

homenagemA homenagem partiu da iniciativa do Des. Presidente do TJ – Jones Figueiredo Alves que assim se expressou:

“Homem prudente, sereno, tranqüilo e reflexivo, timbrou sua vida de magistrado com a placidez própria dos que estão em paz consigo mesmo, na consciência do dever cumprido a cada ato de julgador. Tem consigo a luminosidade solar, tal qual a do sol inclemente do sertão; carregando na alma a saga heróica de todo sertanejo, fiel às suas origens, as de um Salgueiro telúrico que guarnece, com ele, uma profunda devoção dedicada e recíproca” (pag. 23).

A apresentação do livro coube ao Des. do TJ e Corregedor de Justiça José Fernandes de Lemos, que escreveu:

“Costumo dizer que o asfalto da metrópole não conseguiu apagar, dodesembargador Desembargador Francisco Sampaio, as características que tanto admiro no homem autêntico do Sertão, tais como a decência e a lealdade. A honradez exacerbada no trato da coisa pública foi traço marcante na sua gestão na Presidência do Tribunal de Justiça, à frente da Corregedoria Geral da Justiça, bem como na Presidência da AMEP. Afirmo isto com intenso conhecimento, pois tive o privilégio de atuar como seu Assessor na Presidência do Tribunal e, sendo seu sucessor na Presidência do nosso órgão de classe, quando pude constatar que por onde passou o Desembargador Francisco de Sá Sampaio, ficou registrada a sua marca indelével de homem probo” (pag. 28).

Queremos nos irmanar às afirmativas acima além e inúmeras outras, em homenagem a mais uma personalidade que eleva o nome de Salgueiro e de Pernambuco.

2 comentários sobre “Homenagem

  1. Herlanio Souza

    A lisura e a honestidade sempre foram pautadas em toda a vida deste grande salgueirense, de trato simples e respeitoso com todos. O reconhecimento do TJPE homenageando-o, só nos orgulha e nos faz crer, que apesar de não estar no poder, faz “Política” com P maiúsculo, bem diferente dos que tentaram manchar a sua retórica e se deram mal.Parabéns Salgueiro, parabéns Dr Chico!!!

  2. Everton

    Alvinho, ainda bem que temos seu blog livre da censura da ditadura para saber uma notícia dessa. Não é á toa que Dr Chico que teve sua ótima reputação consolidada pela justiça recentemente. Não são pessoas que se colocam no centro do mundo e acima do bem e do mal que vão macular a história de um homem. Não são com slogans, falácias e sofismas que se controem um líder. São com posturas como as citadas acima. Uma pessoa tem dar exemplo agindo exemplarmente e não agindo na mentira querendo torná-la verdadeira. Parabéns a Dr Francisco Sampaio.