Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo russo classifica abate de caça como “provocação planejada”

Rússia garante que “não entrará em guerra” com a Turquia, mas presidente Vladimir Putin promete “reagir de outra forma” se houver novos incidentes. Moscou reforça defesa aérea em torno da base russa em Latakia, na Síria.

O ministro do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta quarta-feira (25/11) que o abatimento de um caça russo por parte da Força Aérea turca “parece ser uma provocação planejada”, mas garantiu que a Rússia “não entrará em guerra” com a Turquia.

O chefe da diplomacia russa telefonou cerca de uma hora com seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu. Segundo Lavrov, o ministro turco “tentou justificar as decisões da Força Aérea turca” afirmando que a aeronave russa “voou um total de 17 segundos no espaço aéreo turco”.

“Tenho sérias dúvidas de que se trate de um ato espontâneo, parece muito uma provocação planejada”, disse Lavrov. “No entanto, não entraremos em guerra com a Turquia. As nossas relações com o povo turco não mudaram”, garantiu, em coletiva de imprensa.

Momento antes, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também havia declarado que seu país “não tem qualquer intenção de provocar um aumento de tensão após este incidente”, no entanto, sem deixar de cutucar Moscou.

“Sejamos honestos. Apoiar alguém que pratica terrorismo de Estado… Se você confirma, se você aprova violência ou opressão, então você é um opressor”, disse Erdogan, em aparente referência ao apoio russo ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Fonte: Portal Terra