Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo mantém IPI dos carros sem aumento até o fim do ano

O imposto sobre produtos industrializados dos carros não vai mais subir na terça-feira (1º). O Governo vai manter por mais alguns meses, até o fim do ano, as alíquotas do IPI cobradas atualmente.

Depois de uma reunião com o representante da indústria automobilística o anúncio que o mercado já esperava:

“Eu estou aqui anunciando a manutenção do IPI com esse desconto que foi feito no início do ano passado. Serão mantidas as alíquotas atuais até dezembro deste ano”, afirma o ministro da Fazenda Guido Mantega.

Nos carros populares, com motor até 1.0, o IPI que a partir desta terça-feira (1º) voltaria a ser de 7% permanece em 3%. Os modelos flex com motor de 1.1 a 2.0, continuam recolhendo 9% de imposto.

Os movidos somente a gasolina, somente 10%. Os utilitários, que passariam a 8% de IPI, continuam em 3%. Pelas contas do ministro, o governo abre mão de R$ 800 milhões em arrecadação no segundo semestre, mas ganha o compromisso da indústria de não demitir.

Intenção é conter quedas nas vendas registradas em 2014

A intenção do governo é no mínimo conter a queda nas vendas registradas em 2014. O estoque de veículos nas montadoras que normalmente gira em torno de 30 dias, hoje já é equivalente a 41 dias. Segundo a associação dos fabricantes, o número de emplacamentos de veículos novos, em maio deste ano, caiu 7,2% em relação a maio de 2013.

Na comparação, entre os cinco primeiros meses dos dois anos, a queda é 5,5%.
“No segundo semestre crescendo, em relação ao primeiro, vamos reduzir, sem dúvida, essa queda que nós acumulamos até maio”, afirma Luiz Moan, presidente da Anfavea.

IPI da indústria de móveis não vai subir

O Governo anunciou ainda que não vai subir para 5% o IPI da indústria de móveis, que continua pagando 4% de imposto até o fim do ano.

Fonte: Jornal Nacional