Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo interino do Egito antecipa eleições presidenciais

Decisão anunciada por Adli Mansur implica mudança no roteiro definido pelo governo militar após a queda de Morsi. Líder militar Al-Sisi deve concorrer ao cargo. Violência segue fazendo vítimas em várias regiões do país.
Num pronunciamento televisivo neste domingo (26/01), o presidente interino do Egito, Adli Mansur, informou que o país terá eleições presidenciais antes das parlamentares. O anúncio representa uma mudança de planos em relação ao road map estipulado pelas Forças Armadas, após derrubarem o então presidente Muhammad Morsi, da Irmandade Muçulmana, em julho último.

Mansur disse que pediria à comissão eleitoral para abrir as inscrições para os candidatos, como estipulado na Constituição aprovada em referendo no início deste ano. O plano original previa eleições legislativas como primeira medida, em seguida à aprovação, porém numerosos políticos argumentaram que a eleição do presidente é prioridade.

Há fortes especulações que o chefe do Exército, general Fattah Al-Sisi, concorrerá ao cargo de chefe de Estado. Embora Mansur não tenha mencionado uma data, de acordo com a nova Constituição as eleições presidenciais deveriam se realizar antes do fim de abril, e as parlamentares antes do fim de julho.

Fonte: O Povo