Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo fecha exposição na Casa França-Brasil que teria performance com nudez e crítica à tortura

A Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro cancelou o último dia da exposição “Literatura exposta” na Casa França-Brasil. A programação deste domingo incluía uma performance do coletivo És Uma Maluca, que faria uma crítica à tortura durante a ditadura militar, com duas mulheres nuas interagindo com a obra “A voz do ralo é a voz de deus” . Tal obra já havia sofrido interferência da direção da casa quando foi inaugurada no mês passado.

Em nota enviada à imprensa, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, afirmou que o cancelamento foi realizado devido a um descumprimento de contrato. Segundo ele, o cancelamento aconteceu porque a programação deste domingo não estaria incluída no contrato firmado.

“A decisão foi tomada devido ao descumprimento do contrato assinado entre as partes em 3 de julho de 2018 e que prevê o cancelamento unilateral em caso de descumprimento das obrigações estabelecidas. O referido contrato não inclui em seu objeto a programação informada para o último dia do evento. Também exige que as atividades sejam autorizadas pelo Iphan, com pedido feito com 45 dias de antecedência, o que não ocorreu – impedindo, portanto, a realização do programa agendado para este domingo”, escreveu.

Fonte: O Globo