Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo consegue no Congresso aprovação de manobra fiscal

O texto principal do Projeto de Lei que estabelece mudanças na meta fiscal foi enfim aprovado no início da noite desta terça-feira (9), após a votação da última emenda pendente para a resolução. Agora, o PLN 36/14 segue para sanção presidencial.

O projeto já havia sido aprovado na semana passada, após quase 19 horas consecutivas de sessão, marcada por discordâncias em relação ao posicionamento da situação e da oposição. Em discurso, o senador Aécio Neves (PSDB) chegou a afirmar que a alteração da regra do cálculo do superavit privado deste ano deixava o Congresso de “cócoras”. 

Antes da confirmação, deputados e senadores rejeitaram a emenda 69 ao PLN, apresentada pelo congressista Domingos Sávio (PSDB-MG), na semana passada. O objetivo era limitar as despesas correntes discricionárias (as que o governo pode decidir se realiza ou não) ao que foi executado na mesma categoria no ano anterior.

O PLN 36 altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014 (Lei 12.919/2013) para, na prática, desobrigar o governo de cumprir qualquer meta de superávit neste ano. O superávit corresponde à economia para pagamento de juros da dívida pública. Com a aprovação do texto, o Palácio do Planalto pode abater todo o investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e desonerações tributárias.

Fonte: Último Segundo