Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governo avalia que tem votos para aprovar reforma da previdência

O governo avalia que a exclusão dos servidores de Estados e município da reforma da Previdência em tramitação no Congresso tirou pressão sobre a base aliada e tem votos para aprovar as mudanças previdenciárias desejadas, disse um dos líderes do Congresso.

“Na nossa avaliação, principalmente depois do anúncio (da retirada dos Estados e municípios), já temos votos suficientes”, disse a jornalistas o líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), após reunião com ministros e outras lideranças parlamentares no Palácio do Planalto.

“Avançamos bem e no nosso mapa já temos número suficiente para aprovar.”

Ele admitiu, no entanto, que ainda existe “alguma resistência” em parte da base, mas que ela é bem menor agora. A aposentadoria rural e as regras de transição são pontos em discussão, segundo o líder.

Moura disse que a ideia de apresentar uma emenda que imponha aos Estados a realização das adequações nos seus próprios sistemas em até seis meses após a reforma federal –como disseram antes da reunião os ministros da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e interino do Planejamento, Dyogo de Oliveira– foi discutida mas não houve decisão sobre a questão.

“Juridicamente é uma solução viável os seis meses para que Estados e municípios tomem sua decisão. Cada Estado vai ter que tomar sua própria iniciativa, se entra na reforma da União ou faz a sua própria”, defendeu Oliveira mais cedo.

A ideia foi apresentada ao presidente Michel Temer em um almoço no último domingo na casa do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) pelo próprio anfitrião e foi vista com simpatia pelo presidente.

Na semana passada, Temer anunciou que estava retirando os servidores de Estados e municípios da reforma federal, alegando que não faria diferença para o déficit nacional e facilitaria a tramitação da proposta na Câmara.

Fonte: Reuters