Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Governadores do PSDB defendem criação de conselho

sergio20guerraOs oito governadores do PSDB, que se reuniram ontem em Belo Horizonte, vão propor ao Diretório Nacional da legenda a criação de um conselho político. Segundo o governador de Goiás, Marconi Perillo, o conselho deverá prestar assessoria política e definir a postura do partido em relação ao governo federal. “O conselho terá o objetivo de assessorar e colaborar na formação de ideias, no gerenciamento de crises, na elaboração de projetos e na forma como o partido deve lidar com o governo federal”, afirmou.

Pela proposta, o conselho será composto pelos oito governadores, além do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ex-governador de São Paulo José Serra, do presidente do Instituto Teotônio Vilela, Luiz Paulo Vellozo Lucas e do senador Aécio Neves, além de um integrante da Executiva do partido e de um representante da Câmara dos Deputados, ainda a serem definidos, num total de 14 pessoas. Para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, a criação do conselho não deverá interferir nas decisões da Executiva do partido e sim atuar em sintonia com os membros do partido.

Na avaliação do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o encontro foi uma demonstração da força da legenda. “Faço uma análise de que o encontro foi muito positivo. Demonstra em primeiro lugar a força e a unidade do partido, que tem oito governadores e administra mais da metade da população do Brasil.” A assessoria da legenda informou que os Estados administrados pelo PSDB têm quase metade do eleitorado nacional, 64,5 milhões de pessoas (47,5% do total) e respondem por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Para o senador Aécio Neves, o encontro demonstra um momento de vitalidade e renovação do PSDB. “Nessas conversas vamos encontrando o caminho de fortalecer nossa ação de oposição. Essa é a nossa responsabilidade, que nos foi delegada pela população brasileira”, afirmou o senador. Este foi o segundo encontro de trabalho entre os governadores tucanos desde as eleições de outubro do ano passado. O próximo será realizado em Goiânia.

Fonte: Agência Estado