Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gonzaga Patriota lança livro “O Rio Tocantins vai desaguar no São Francisco”

O deputado federal Gonzaga Patriota lançou nessa terça-feira (22) o livro “O Rio Tocantins vai desaguar no São Francisco”, em um evento que aconteceu na livraria SBS, em Petrolina, e teve presença de amigos, familiares e admiradores do deputado.

A base do livro é o Projeto de Lei n° 6569/2013, de autoria de Gonzaga Patriota, que trata sobre a interligação entre as bacias do Rio Tocantins com o Rio São Francisco. Para o deputado, a execução do projeto é indispensável, pois não se pode falar em transposição do Rio São Francisco sem garantir a regularização do nível do rio.

A interligação está estimada em R$ 2 bilhões e prevê a construção de um canal com cerca de 200 quilômetros de extensão entre o rio Tocantins, no Centro-Oeste, e o rio Preto, que corta municípios baianos. O percurso hidroviário no rio São Francisco seria feito pelo canal dos rios Preto, Amazonas e Tocantins, facilitando o transporte das cargas da Ferrovia Norte-Sul para o Porto de Suape.

O socialista apresentou o projeto à Câmara pela primeira vez em 1987, mas foi engavetado na ocasião. A proposta chegou a receber pareceres favoráveis em 1995 e em 2000 foi entregue ao relator do Grupo de Trabalho de Transposição do São Francisco, Marcondes Gadelha (PFL/PB), mas parou de tramitar novamente. Já em setembro de 2013, Gonzaga apresentou o mesmo texto com a numeração de Projeto de Lei n° 6.569, com a esperança que o assunto recebesse atenção.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Gonzaga Patriota lança livro “O Rio Tocantins vai desaguar no São Francisco”

  1. Jornalista Machado Freire

    Não vamos falar bem nem mal de FHC, que nunca foi do “nosso pano”. Ele é de São Paulo.

    Mas o que dizer de Antonio Carlos Magalhães , José Sarney, Fernando Collor e em especial do pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva?

    Onde estava a cabeça deses cidadãos nordestinos que tiveram uma grande influência na política nacional e regional e não tomaram conhecimento dessa iniciativa de Gonzaga Patriota que, ai, sim, serve como (daqui não sei quantos anos) será a redenção do Nordeste. Se surgir algum presidente que pense como gente e tenha o mínimo de sensibilidade política.

    Ou esses caras de pau preferem que a miséria ganhe mais corpo ainda (apesar do Bolsa Família) e o desgraçado do carro pipa receba o troféu do fim do povo nordestino, que não aguenta mais passar tanta sede nas caatingas e ver os animais morrerem de fome?

    E as outras oligarquias, como os coelho de Petrolina, que nunca conseguiram implantar o canal de transposição de Sobradinho, iniciado em l985. Eles, que se diziam donos da Codevasf, também não conseguiram implanar o Canal do Sertão, que consumiu rios de dinheiro em projetos técnicos e não saiu do papel.

    Finalmente, o que foi que esses governos fizeram para ajudar o sertão nordestino que cada dia se enfraquece, se descaracteriza e tende a se transformar em um deserto?

    Na condição de repórter que fez cobertura de inúmeros perído de secas que dizimaram animais e afugentaram pessoas do Sertão, s.ó me resgta protestar contra essa cambada de políticos ruins e de eleitores que continuam elegendo prefeitos que se satisfazem com um carro novo, empregos para seus parentes e insistem em se manter como coronéis (de meia tijela) que não consideram que a transparência é uma exigência legal.

    O Natal também serve para que os cristãos (de verdade) tenham mais responsabilidade com tudo que os certam, pois é dado a todos ter o mínimo de interesse pela coisa pública.

    Não atem essa de virar a cara e dizer que “não é da minha conta”.

    os donos do mundo, fora nosso Pai Eterno, somos nós mesmos, eleitores e contribuintes.

    E vamos em frente !