Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gonzaga Patriota faz discurso contrário à privatização da Chesf

Recentemente, em discurso na Câmara dos Deputados, o deputado federal Gonzaga Patriota expôs seu posicionamento a respeito da privatização da Chesf, proposta pelo Governo Federal. Ele disse que a empresa genuinamente nordestina passa por “um momento de ataque à sua existência com o processo de privatização” e lembrou que a Chesf sempre teve um papel importante na expansão das atividades industrial e econômica que possibilitaram o desenvolvimento e maior participação do Nordeste no desempenho da economia do país.

“Sempre em sintonia com as diretrizes do Governo Federal, a CHESF está consolidada como um vetor de desenvolvimento socioeconômico e cultural do Nordeste, reduzindo as diferenças regionais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.

Patriota alertou que com a venda da Chesf a conta de energia tende a aumentar. “Com a descotização pretendida, o preço da energia tende a subir de forma a atender os interesses do mercado (oferta x demanda), a exemplo do que já ocorreu na Argentina e em Portugal, com a privatização do setor elétrico. Nesse ‘novo modelo’ será privilegiado o investimento em áreas e regiões que apresentem possibilidade de maiores ganhos financeiros”, avaliou.

Gonzaga também argumentou que a privatização entregará parte da gestão das águas do Rio São Francisco para o setor privado. “A partir do reservatório de Sobradinho, na Bahia, toda a água do Rio São Francisco é gerida pelo detentor da geração de energia, neste caso específico, pela CHESF. Entregar a gestão desse valoroso recurso natural para a região e para o Brasil a uma empresa que visa apenas auferir lucros com a geração e transmissão de energia pode significar o fim do equilíbrio no uso da água”, disse.

O deputado pediu a união de forças entre senadores, deputados e governadores do Nordeste na defesa da Chesf e, em seguida, fez um breve histórico sobre a criação da concessionária durante o governo de Getúlio Vargas. Ainda falou da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, que envolve deputados estaduais de todo o Nordeste, e citou a carta feita por todos os governadores nordestinos contra a privatização da empresa, enviada ao presidente Michel Temer. Clique aqui para ler o discurso completo.

Da redação do Blog Alvinho Patriota