Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Gilmar Mendes ataca Janot e diz que continuará com processos de Eike

O ministro Gilmar Mendes rebateu o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, que pedia ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o magistrado se declarasse impedido de julgar os processos de Eike Batista com base no fato de sua mulher, Guiomar Mendes, trabalhar no escritório do advogado do empresário.

Em sua defesa, enviada à presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, Gilmar Mendes classificou a ação de Rodrigo Janot como um “ataque pessoal” contra ele e pediu arquivamento do pedido de impedimento em arguição encaminhada ao STF no início de maio.

“O arguente, ocupante eventual da Procuradoria-Geral da República, também teve a imagem afetada em razão das aleivosias inconsistentes que formulou. […] O voluntarismo e a ousadia, estimulados por qualquer tipo de embriaguez, cegueira ou puro despreparo, não devem ser a força motriz de atos processuais. O instituto da arguição de impedimento foi usado como um ataque pessoal ao magistrado e, pior, à sua família. A ação do Dr. Janot é um tiro que sai pela culatra. Animado em atacar, não olhou para a própria retaguarda. As verdadeiras vítimas de sua imprudência foram as altas instituições do Supremo Tribunal Federal e da Procuradoria-Geral da República”, afirma Gilmar em um dos trechos da manifestação.

Fonte: Jornal do Brasil