Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Fundador do WikiLeaks vai ficar detido à espera da apelação, diz juiz

O juiz Howard Riddle afirmou nesta terça-feira (14) que o fundador do site de vazamentos WikiLeaks, Julian Assange, deve ficar sob custódia durante mais 48 horas em Londres.Assange, a quem foi concedida liberdade condicional mediante pagamento de fiança, ficará detido à espera de que a Procuradoria da Suécia apele contra a decisão de libertá-lo. A advogada de acusação, Gemma Lindfield, já afirmou que vai recorrer, mas não esclareceu suas razões.
Pouco antes, o advogado de Assange Mark Stephens havia anunciado indevidamente a jornalistas que a Suécia não iria recorrer da decisão a favor do australiano. Ele também disse que estava tendo dificuldades para angariar o valor da fiança, estabelecida em 200 mil libras (cerca de R$ 535 mil).

O juiz Riddle, do tribunal de primeira instância de Westminster, havia concedido liberdade condicional ao australiano, até a próxima audiência do caso, marcada para 11 de janeiro de 2011. Riddle decidiu que ele será monitorado eletronicamente e cumprir um toque de recolher até lá.

Da redação do blog de Alvinho Patriota