Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Fragmento de manuscrito de Da Vinci é encontrado em biblioteca na França

davinciUm fragmento perdido de um manuscrito do renascentista italiano Leonardo da Vinci foi descoberto em uma biblioteca a oeste da França, depois de ficar esquecido por cerca de um século e meio.O texto, escrito de forma espelhada, da direita para a esquerda (marca do artista), estava entre os 5.000 documentos doados em 1872 para a cidade de Nantes pelo colecionador Pierre-Antoine Labouchere.

Depois foi deixado nos arquivos locais, caindo no esquecimento.

O manuscrito só foi descoberto quando um jornalista local encontrou uma referência da localização do documento em uma biografia de Da Vinci. 

 

“Ele provavelmente estava escrevendo no século 15 e possivelmente em outras línguas, então agora é necessário decifrá-lo”, disse diretora da biblioteca de Nantes, Agnes Marcetteau, onde o objeto foi achado.

Até agora, no entanto, o conteúdo do manuscrito de Da Vinci (poucas linhas em um pedaço de papel amarelado) continuam sendo um mistério e especialistas ainda não decifraram os rabiscos marrons do artista, disse ela.

O objeto é o segundo item raro da coleção de Labouchere, depois da descoberta de uma partitura de Wolfgang Amadeus Mozart em 2008 nunca antes visto.

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um dos maiores pintores, cientistas e pensadores do Renascentismo e é conhecido na França principalmente por causa da Mona Lisa, quadro que atrai milhares de visitantes por dia ao museu do Louvre, em Paris.

Da redação do blog de Alvinho Patriota

Fonte: folhaonline