Os feras pernambucanos estão encontrando dificuldades para acessar o site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e preencher as vagas das 51 instituições nacionais que optaram por utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, como vestibular de etapa única. De acordo com informações do Ministério da Educação, o serviço era para estar funcionando desde as 5h (horário do Recife), mas poucos foram os estudantes que conseguiram concluir o processo.
A estudante Fernanda Lima, que fez prova para o curso de Serviço Social, foi uma das pessoas que tentou fazer o cadastro para as vagas. “Tentei durante toda a manhã e não obtive êxito. Até consegui criar a senha do Sisu, mas não passei disso. Sempre que clicava para passar para a próxima fase, dizia que o link estava corrompido. Fico desesperada, pois enquanto a gente não consegue, outros saem na nossa frente e pegam as melhores vagas”, disse.
Em Pernambuco, estão em jogo 3.480 vagas em 65 cursos de graduação nas Universidades Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf). Até quarta-feira (dia 3), os 208 mil feras do estado que fizeram a prova devem disputar essas vagas, mas a maioria está de olho mesmo é na UFPE, que até a semana que vem deve divulgar o seu listão.
Fonte: Diário de Pernambuco