Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Feiras Socioambientais movimentam os distritos de Ibó-PE e Ibó-BA

ponte-ibo-01Estudantes e moradores dos distritos de Ibó-BA e Ibó-PE exibem nesta quinta-feira (18) em Feiras Socioambientais, o que aprenderam com a equipe multidisciplinar do Programa de Gestão Ambiental de Obras de Implantação de Pontes em Rodovias Federais (GPontes), sobre o meio ambiente e as questões socioambientais locais. A equipe do GPontes está promovendo em escolas dos dois distritos a terceira e última etapa do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, desenvolvido na região em decorrência da construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na BR 116.

Nas feiras serão apresentados diversos trabalhos como artesanato, teatro, brinquedos feitos de sucata e desfile de moda com vestimentas confeccionadas através de material reciclável. Os visitantes ainda terão oportunidade de conhecer soluções que podem ser utilizadas no dia-a-dia, a exemplo do sabão feito com óleo de cozinha usado. Desde a última sexta-feira (12) três educadores e uma coordenadora pedagógica do GPontes estão trabalhando junto aos professores e alunos das escolas participantes dos distritos, preparando-os para realização do evento.

Do lado baiano fazem parte do programa o Colégio Estadual Josefina Gomes de Araújo e as escolas municipais Coronel João Bernardes, São José e Isabel da Silva Rezende. A Feira Socioambiental do distrito será realizada a partir das 9h no Ginásio de Esportes de Ibó-BA. Em Ibó-PE apenas a Escola Municipal Sinfrônio Joaquim do Nascimento expõe seus trabalhos a partir das 14h no pátio e entre as salas de aulas da unidade.

As duas exposições serão abertas ao público e contarão com a participação de autoridades dos municípios de Belém de São Francisco e Abaré-BA, além de líderes comunitários, radialistas e jornalistas locais. Os organizadores esperam atender um público de 500 pessoas por escola participante, garantindo a continuação da mobilização socioambiental proposta pelo programa, por meio de professores, alunos e moradores que passam a atuar como agentes multiplicadores das práticas e ações.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes