Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Farc executam quatro reféns na Colômbia

O governo da Colômbia informou neste sábado que quatro reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), todos militares, foram executados pela guerrilha durante uma operação de resgate empreendida pelas autoridades do país.

A execução, na localidade de Curillo, no departamento (província) de Caquetá, ocorre três semanas após a morte do líder das Farc, Alfonso Cano.

Em uma entrevista à imprensa colombiana, o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, disse que os corpos foram encontrados na manhã deste sábado, durante uma operação de resgate do Exército na selva.

Segundo o ministro, três dos reféns foram executados com “tiro de misericórdia” na cabeça e um deles com disparos nas costas. No local haviam correntes.

O ministro não divulgou os nomes dos refens, mas informações vazadas extraoficialmente e veiculadas pela imprensa colombiana apontam que os mortos seriam os policiais Elkin Rivas e Edgar Duarte, ambos sequestrados em 1998, e Alvaro Moreno, capturado em 1999, além do sargento do Exército Libio José Martinez, refém desde 1997.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, deu os pêsames aos familiares das vítimas e disse que a execução “é mais uma demonstração da crueldade das Farc”.

Santos disse que as Farc são as “únicas responsáveis” pelas mortes. “É um crime atroz que merece a condenação de todo o país e de toda a comunidade internacional”, disse.

Fonte: BBC Brasil