Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Falsa testemunha que enganou a Globo no acidente de Eduardo Campos pede desculpas

José Roberto Burnier, um dos repórteres da Globo que cobriu a morte de Eduardo Campos, em Santos, foi enganado por um dos entrevistados que estava no local da tragédia. O estivador Donizete Maguila Junior, em depoimento ao Jornal Hoje, afirmou ter reconhecido o corpo do presidenciável pelos olhos claros. 

— Cheguei a abrir o olho dele, era verde. Eu não acreditei, fiquei estarrecido.

Burnier ficou surpreso com a resposta, tanto que chegou a repetir a pergunta. Mas tudo isso não passou de uma farsa. De acordo com informações oficiais, nenhuma vítima poderia ser identificada pois, com a explosão, todos os corpos ficaram dilacerados e carbonizados.

Dois dias após a tragédia e muito burburinho nas redes sociais, Donizete reconheceu que mentiu e reapareceu no Facebook pedindo desculpas. Na rede social, ele usou o perfil de um amigo para publicar em uma página de notícias chamada Vivendo em Santos um texto de arrependimento, em que diz que errou sem pensar nas consequências e pediu para que os posts relacionados à sua farsa fossem tirados do ar.

A Vivendo em Santos se manifestou afirmando que não removeria o conteúdo relacionado ao estivador e repudiou a ação de Donizete. Por telefone, Luiz Fernando Lobão, editor da página, contou ao R7 que o estivador é uma figura conhecida na cidade por ter “sempre a intenção de aparecer”.  

— Eu vi esse senhor [Donizete] dando entrevista e reconheci o rosto dele. Logo fiquei com a pulga atrás da orelha. O Donizete já se envolveu em várias polêmicas locais, sempre com a intenção de aparecer. Ele disse que havia entrado no local dos escombros para salvar possíveis vítimas, mas estava totalmente limpo. A pergunta que fica é: Até que ponto o jornalismo está preparado para esse tipo de trolagem?

Fonte: R7