Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Eventos movimentam Dia da Consciência Negra

consciencia-negraA discriminação e o desrespeito com a população negra ainda faz parte da realidade cotidiana do brasileiro. Neste sábado (20), dia dedicado a Consciência Negra, vários eventos acontecem em Salvador com o intuito de conscientizar a sociedade contra o racismo e outras práticas de discriminação. No subúrbio ferroviário, por exemplo, acontece a 7ª Caminhada em Exaltação ao Dia da Consciência Negra – Marcha Maria Felipa.

Promovida pelo Movimento de Cultura Popular de Subúrbio, a caminhada terá inicio às 9h da manhã, com saída do bairro de São João do Cabrito, até o Parque São Bartolomeu. O evento vai contar com a participação de estudantes de escolas públicas e associações, bem como militâncias do movimento negro.

Para o coordenador do Movimento de Cultura Popular de Subúrbio, Raimilton Carvalho, este é um dia de grande importância e de evidência de todas as lutas e conquistas do movimento negro, desde Zumbi dos Palmares até os dias atuais. “O dia da Consciência Negra representa um momento de dar visibilidade a todas as conquistas. Esse é um momento de reflexão e de visibilidade dessas lutas”, comenta.

Ainda neste sábado, além da caminhada no subúrbio, também vão ser realizadas a X Caminhada da Liberdade, entre o bairro da Liberdade e o Centro Histórico, a partir das 16h; e a Marcha do CONEN, que vai acontecer entre o Campo Grande e o Centro, também a partir das 16h.

Outros eventos para chamar a atenção para a questão negra estão sendo realizados durante todo o mês de novembro e também no início de dezembro. Palestras, exposições, caminhadas e outras ações afirmativas são promovidas pela Secretária Municipal da Reparação (SEMUR).

Mas, apesar dos eventos comemorativos, segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), órgão da prefeitura municipal de Salvador, o dia 20 de novembro ainda não é feriado municipal na cidade, portanto, neste sábado, todo o comércio e serviços funcionam normalmente de acordo com a rotina dos finais de semana. Ainda segundo a Secom, a data também não é feriado federal (nacional), mas em algumas cidades, como São Paulo, é adotado.

Fonte: Cidadão Repóter